Dando vida à Mona Lisa

Still from Mona Lisa Beyond the Glass Courtesy Emissive and HTC Vive Arts

Os visitantes da exposição de Leonardo da Vinci no Musée du Louvre, em Paris, a ser aberta neste outono, poderão ver a Mona Lisa como parte de uma experiência de realidade virtual. O projeto, intitulado Mona Lisa: além do vidro e em exibição de 24 de outubro a 24 de fevereiro de 2020, é o primeiro trabalho de realidade virtual do museu, marcando o 500º aniversário da morte do polímata renascentista.

Os curadores do Louvre produziram a nova peça em colaboração com a empresa HTC Vive Arts. Novas pesquisas sobre as técnicas do artista sustentam a experiência da Realidade Virtual – RV, que também focará a identidade do assistente, um assunto de intensa especulação ao longo dos séculos. O trabalho também estará disponível como uma versão doméstica da assinatura digital (o HTC Vive Arts é o programa global de artes da HTC Electronics).

De acordo com uma declaração do projeto: “Os visitantes terão a rara chance de serem imersos na pintura mais icônica do mundo, pisando atrás do vidro para acessar de perto o intrigante retrato de uma forma totalmente nova e transformadora”.

Ainda não está decidido se a obra Salvator Mundi, uma pintura de Cristo que foi vendida por US$ 450 milhões na Christie’s em Nova York em 2017, creditada como uma obra de Leonardo, será incluída na mostra de aniversário. No início deste ano, autoridades do Louvre disseram que esperam mostrar a pintura de painéis de madeira na próxima exposição. Um porta-voz do Louvre diz: “Não há nada novo sobre este assunto: o Musée du Louvre pediu a pintura para sua exposição e está esperando por uma resposta do proprietário”.

A exposição incluirá as cinco pinturas de Leonardo da Vinci na coleção do Louvre, incluindo A Virgem das Rochas (por volta de 1483-86) e La Belle Ferronnière (1490). “O quinto centenário da morte do mestre italiano é uma oportunidade única para o Louvre trazer o maior número possível das 14 a 17 pinturas agora atribuídas a Leonardo, segundo especialistas, para se juntar às cinco grandes pinturas do museu de Paris”, diz uma declaração no site do museu.

Compartilhar:
De Arte a Z - 20/09/2019

As obras mais baixadas do Getty e Met Museum

Em um esforço para tornar suas coleções cada vez mais acessíveis ao público, muitos dos principais museus começaram a digitalizar …

De Arte a Z - 20/09/2019

Imagem de São Jerônimo comprado por 600 dólares em uma pequena cidade é, na verdade, uma pintura rara de Anthony van Dyck

Albert B. Roberts, um colecionador de arte de 87 anos em Hudson, Nova York, passou décadas comprando trabalhos obscuros em …

De Arte a Z - 20/09/2019

Phillips anuncia leilão de uma coleção de fotografias representativas da cultura mundial dos séculos XX e XXI

A Phillips anunciou a venda do World View: Property from a Private Collection como destaque da temporada de vendas do …

De Arte a Z - 20/09/2019

Bienal de Sydney revela lista de artistas participantes para 2020

A Bienal de Sydney anunciou a lista completa de artistas que participarão da 22ª Bienal de Sydney (2020), intitulada NIRIN …

De Arte a Z - 08/09/2019

Sesc_Videobrasil passa a se chamar Bienal

Com mais de 35 anos de história, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a adotar a partir de agora o nome Bienal, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Instagram faz exceção rara a uma obra de arte nua após protestos

Autoridades do Palazzo Strozzi, em Florença, republicaram no Instagram uma pintura de uma mulher nua da artista russa Natalia Goncharova …

De Arte a Z - 05/09/2019

Funcionários fazem tatuagens do Museu Nacional devastado pelo fogo

Faz um ano que o amado Museu Nacional do Brasil foi destruído em um grande incêndio, que se acredita ter …

De Arte a Z - 05/09/2019

Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Performance porta viva nua de Marina Abramović será recriada na Royal Academy

A Royal Academy of Arts irá recrutar homens e mulheres jovens para ficarem nus em uma porta de frente para …

De Arte a Z - 05/09/2019

Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em …

De Arte a Z - 29/08/2019

Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava …

De Arte a Z - 29/08/2019

Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país …