Conheça os selecionados para o Prêmio Turner 2019

Oscar Murillo, visão de instalação de Oscar Murillo | Zhang Enli no museu de arte chi K11 (Xangai)

O diretor da Tate Britain, Alex Farquharson, e membros do júri do Turner Prize de 2019 anunciaram os quatro nomeados para o prestigioso prêmio. Eles são Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Tai Shani e Oscar Murillo, formando uma lista restrita de gêneros.

Após a lista do ano passado, que foi dominada por artistas que trabalham principalmente em filmes e vídeos, a edição deste ano da exposição Turner Prize inclui um artista que trabalha com tinta, às vezes: o queridinho Murillo, do mercado de arte. Enquanto os outros candidatos de 2019 trabalham em diversas mídias, eles compartilham uma característica comum em seu uso de desempenho e seu envolvimento com questões contemporâneas.

A política de financiamento da arte ameaçou ofuscar o anúncio, no entanto. O diretor da Tate Britain respondeu às perguntas dos jornalistas sobre o patrocínio do prêmio pela empresa de ônibus e trens Stagecoach. O fundador da empresa, Brian Souter, liderou uma campanha malsucedida em 2000 para manter as leis em vigor na Escócia contra o ensino sobre a homossexualidade. Ativistas dos direitos dos homossexuais acusaram o empresário milionário de fanatismo, que ele negou, e pediu um boicote aos seus ônibus.

Estabelecido em 1984, o prêmio anual é acompanhado de perto porque representa uma fatia das tendências da arte contemporânea na Grã-Bretanha. O prêmio visa estimular o debate público sobre o estado da arte contemporânea britânica. No ano passado, houve muita conversa (e certa quantidade de palpites) sobre todos os indicados apresentando vídeo arte.

A cada ano, artistas sediados na Grã-Bretanha são indicados para uma exposição recente que impressiona os juízes. Os artistas participarão da exposição Turner Prize, que acontecerá de 28 de setembro a 12 de janeiro de 2020. O vencedor deve ser anunciado em uma cerimônia televisionada no dia 3 de dezembro.

A cada dois anos, o prêmio sai da Tate Britain e acontece em uma galeria fora de Londres. A edição de 2019 será apresentada na Turner Contemporary em Margate, a cidade costeira que inspirou os céus de JMW Turner, e onde talvez uma das mais controversas ex-indicadas do prêmio, Tracey Emin , tenha sido criada. (Emin provocou intenso debate público sobre a arte contemporânea quando ela foi indicada pela obra My Bed, em 1999).

O ganhador ganha um prêmio de £ 25.000 (US$ 33.000), e os três finalistas recebem £ 5.000 (US$ 6.500).

Compartilhar:
De Arte a Z - 23/05/2019

Rapidinhas De Arte a Z

Uma norte-americana projetará o novo parque da Torre Eiffel
A arquiteta paisagista que vive em Londres, Kathryn Gustafson, nascida nos Estados …

De Arte a Z - 23/05/2019

Museu do Prado elabora plano de evacuação para suas obras de arte

Quatro dias antes de um incêndio devastar a catedral de Notre-Dame em 15 de abril, o Museu do Prado contratou …

De Arte a Z - 23/05/2019

Laptop infectado com vírus mais perigosos do mundo está em leilão por milhões

No início deste ano, uma empresa de segurança cibernética contratou o artista online Guo O Dong para levar um laptop …

De Arte a Z - 23/05/2019

Museu Nacional busca fundos na Europa

O diretor do Museu Nacional do Brasil se dirigiu à Europa ontem para uma viagem de duas semanas para arrecadar …

De Arte a Z - 23/05/2019

Artista fornece um palco para nós tomarmos decisões políticas

Björn Meyer-Ebrecht: Uprising na Owen James Gallery é uma exposição de reposição composta de sete plataformas de madeira e três …

De Arte a Z - 23/05/2019

Cinco décadas de arte feminista da Europa Oriental

States of Focus é um poderoso testemunho para mulheres contemporâneas artistas que suportaram e continuam a suportar ataques à sua …

De Arte a Z - 22/05/2019

Agreste Lenticular: artista resgata técnica do século 19

A técnica lenticular há tempos foi incorporada pela indústria e pode ser vista em brinquedos, agendas, cadernos, e quadros decorativos, …

De Arte a Z - 20/05/2019

Um olhar sem julgamento para nosso impulso por compartilhar imagens

Na série Oportunidades Fotográficas de Courtney Vionnet (2005-14), imagens borradas de locais icônicos, incluindo a Torre Eiffel e o Taj Majal, …

De Arte a Z - 20/05/2019

Cindy Sherman e Catherine Opie revelam um projeto colaborativo de arte vestível

Durante a abertura da Bienal de Veneza de 2019, as artistas Cindy Sherman e Catherine Opie revelaram seu projeto colaborativo: …

De Arte a Z - 16/05/2019

Os 10 melhores pavilhões da Bienal de Veneza. Brasil está na lista.

Por Cassey Lesser

A melhor maneira de tomar o pulso da arte contemporânea em todo o mundo pode ser visitando os …

De Arte a Z - 16/05/2019

Conheça a fabrica de processamento de desejos do coletivo Art Department

O coletivo de arte anônimo conhecido simplesmente como Art Department transformou um prédio desativado em “uma instalação secreta de processamento …

De Arte a Z - 16/05/2019

O artista Christo em novo projeto grandioso

Com pequenos detalhes, mas com grande prazer, Walking on Water segue o artista Christo ao criar uma de suas instalações …