Conheça as exposições e museus mais visitados de 2018

File (Festival de Linguagem Eletrônica) no CCBB Rio de Janeiro fica em 11º lugar na pesquisa.

Quase duas décadas se passaram desde que o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, liderou a pesquisa anual de exibição de exposições do The Art Newspaper com sua mostra de 2001 na Vermeer e na Delft School. A instituição norte-americana fez uma reintegração espetacular em nossa tabela de classificação este ano, não apenas com as duas exposições mais populares de 2018. Heavenly Bodies: Fashion e a Catholic Imagination, um Instituto de Figurinos mostram que mesclaram obras de arte religiosas – incluindo 42 peças eclesiásticas da sacristia da Capela Sistina, com alta costura, foi visto por cerca de 1,7 milhões de pessoas (10.919 visitantes por dia), quebrando o recorde anterior do Met definida em 1978 com tesouros do rei Tutancâmon (quase 1,4 milhões).

A maior exposição já montada pelo museu, Heavenly Bodies foi vista por cerca de 1,43 milhões de pessoas no principal local da Met Avenue na Quinta Avenida e mais 230.000 viajaram para Washington Heights para ver sua continuação no Met Cloisters. De acordo com o museu, a mostra ajudou a estabelecer um novo recorde de público para o Cloisters (349.513 no total).

O outro grande sucesso de bilheteria do Met em 2018 foi Michelangelo: Desenhista e Designer Divino (7.893 visitantes por dia), que apresentou escultura, uma pintura e mais de 100 desenhos do mestre da Renascença, bem como uma réplica digital do teto da Capela Sistina, que ocupa o segundo lugar em nossa pesquisa.

O Smithsonian American Art Museum, em Washington, DC, ajudou os EUA a garantir um top 3 com a apresentação gratuita de instalações coloridas do artista coreano Do Ho Suh. Um favorito entre os usuários do Instagram, 7.853 visitantes por dia mergulharam em suas esculturas de tecido em grande escala.

Veja abaixo a tabela das 20 exposições mais vistas do mundo em 2018.

20 principais exposições

O Museu de Xangai, que possui vastas salas de exposição, recebeu cinco das dez exposições mais populares em 2018, incluindo apresentações compostas exclusivamente por coleções de museus estrangeiros. Sua mostra de obras-primas da Tate Britain de Londres atraiu 7.126 visitantes por dia (cerca de 618.000 no total), o que não apenas a torna a quarta exposição mais popular na pesquisa, mas tem o acréscimo de ser o programa mais visitado da instituição no Reino Unido. O museu chinês também colaborou com a Galeria Estatal Tretyakov, em Moscou, para trazer pinturas de um grupo de realistas russos do século 19 para Xangai para uma exposição especial. A mostra do Wanderers atraiu 6.666 visitantes por dia para o museu chinês. Nenhuma das exposições montadas por museus do Reino Unido apareceu nos 20 melhores.

A Fondation Louis Vuitton em Paris e a NGV International de Melbourne se beneficiaram ambas pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) na decisão de Nova York de enviar trabalhos da sua coleção para o estrangeiro durante as suas obras de construção. Suas mostras do MoMA atraíram 5.171 e 3.312 visitantes diários para os museus franceses e australianos, respectivamente. Enquanto isso, o desejo do MoMA de entregar todo o seu espaço de exposição no sexto andar para Adrian Piper se mostrou popular, já que o trabalho do artista norte-americano, que aborda questões como racismo e sexismo, foi um sucesso surpreendente (3.993 visitantes por dia).

Os dez museus de arte mais populares

Top 10 museus de arte mais populares

Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
De Arte a Z - 15/08/2019

Exposição imersiva no universo de Van Gogh chega a São Paulo

Neste sábado (17/08), o shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, inaugura a exposição Paisagens de Van Gogh, sobre o pintor …

De Arte a Z - 15/08/2019

Quarto de motel com tema de Edward Hopper permite experimentar a alienação das pinturas clássicas do artista

Como os museus de todo o mundo disputam a atenção – e os dólares – de visitantes, estão cada vez …

De Arte a Z - 15/08/2019

Coletivo de arte austríaco transformando um set de filmes de pesadelo

A cena em constante mutação de Liam Gillick e a mostra atual do coletivo austríaco Gelatin no museu Kunsthalle, em …

De Arte a Z - 15/08/2019

Mural da Estátua da Liberdade algemada viraliza na internet

Mural no centro de Las Vegas, do artista britânico Izaac Zevalking, queria chamar a atenção para a fundação da América …

De Arte a Z - 15/08/2019

Artistas transformam o aeroporto de Hong Kong em um estúdio de arte de protesto como manifestações antigovernamentais

Artistas se juntaram aos manifestantes que ocupavam o Aeroporto Internacional de Hong Kong no fim de semana para criar arte …

De Arte a Z - 15/08/2019

Mapas indígenas do século XVI mostram visões não-eurocêntricas do mundo

Ao mesmo tempo em que a Espanha começou a explorar as Américas habitadas, os cartógrafos europeus concentraram-se em criar mapas …

De Arte a Z - 15/08/2019

"Fibra – I Bienal de Arte Têxtil" está com inscrições abertas

Um projeto para apresentar as tendências e os diferentes trabalhos de áreas que se mesclam na arte e na economia …

De Arte a Z - 09/08/2019

MASP recebe doação de arquivo de Rubem Valentim com mais de 10.000 itens

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) recebeu um vasto acervo com manuscritos, datiloscritos, cartas, fotos e …

De Arte a Z - 09/08/2019

Uma virada de cores na maior comunidade de São Paulo

De abril a junho deste ano o projeto Uma Virada de Cores ofereceu oficinas gratuitas de graffiti a jovens de …

De Arte a Z - 06/08/2019

Com programação movimentada e novas parcerias, 13ª SP-Foto estreita vínculos entre a cena brasileira e a internacional

A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo chega à sua 13ª edição firmando-se como o mais relevante evento de fotografia …

De Arte a Z - 02/08/2019

Polêmica da Mona Lisa: Tribunal e misterioso consórcio com suposta versão mais jovem da musa de Da Vinci

Uma disputa de propriedade está esquentando sobre uma versão da Mona Lisa que se acredita ser das mãos de Leonardo …

De Arte a Z - 02/08/2019

Gerhard Ritchter nega museu em seu nome oferecido pela Alemanha

Embora o artista vivo mais famoso da Alemanha diga que não quer um museu dedicado a suas pinturas, autoridades em …