Conheça as exposições e museus mais visitados de 2018

File (Festival de Linguagem Eletrônica) no CCBB Rio de Janeiro fica em 11º lugar na pesquisa.

Quase duas décadas se passaram desde que o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, liderou a pesquisa anual de exibição de exposições do The Art Newspaper com sua mostra de 2001 na Vermeer e na Delft School. A instituição norte-americana fez uma reintegração espetacular em nossa tabela de classificação este ano, não apenas com as duas exposições mais populares de 2018. Heavenly Bodies: Fashion e a Catholic Imagination, um Instituto de Figurinos mostram que mesclaram obras de arte religiosas – incluindo 42 peças eclesiásticas da sacristia da Capela Sistina, com alta costura, foi visto por cerca de 1,7 milhões de pessoas (10.919 visitantes por dia), quebrando o recorde anterior do Met definida em 1978 com tesouros do rei Tutancâmon (quase 1,4 milhões).

A maior exposição já montada pelo museu, Heavenly Bodies foi vista por cerca de 1,43 milhões de pessoas no principal local da Met Avenue na Quinta Avenida e mais 230.000 viajaram para Washington Heights para ver sua continuação no Met Cloisters. De acordo com o museu, a mostra ajudou a estabelecer um novo recorde de público para o Cloisters (349.513 no total).

O outro grande sucesso de bilheteria do Met em 2018 foi Michelangelo: Desenhista e Designer Divino (7.893 visitantes por dia), que apresentou escultura, uma pintura e mais de 100 desenhos do mestre da Renascença, bem como uma réplica digital do teto da Capela Sistina, que ocupa o segundo lugar em nossa pesquisa.

O Smithsonian American Art Museum, em Washington, DC, ajudou os EUA a garantir um top 3 com a apresentação gratuita de instalações coloridas do artista coreano Do Ho Suh. Um favorito entre os usuários do Instagram, 7.853 visitantes por dia mergulharam em suas esculturas de tecido em grande escala.

Veja abaixo a tabela das 20 exposições mais vistas do mundo em 2018.

20 principais exposições

O Museu de Xangai, que possui vastas salas de exposição, recebeu cinco das dez exposições mais populares em 2018, incluindo apresentações compostas exclusivamente por coleções de museus estrangeiros. Sua mostra de obras-primas da Tate Britain de Londres atraiu 7.126 visitantes por dia (cerca de 618.000 no total), o que não apenas a torna a quarta exposição mais popular na pesquisa, mas tem o acréscimo de ser o programa mais visitado da instituição no Reino Unido. O museu chinês também colaborou com a Galeria Estatal Tretyakov, em Moscou, para trazer pinturas de um grupo de realistas russos do século 19 para Xangai para uma exposição especial. A mostra do Wanderers atraiu 6.666 visitantes por dia para o museu chinês. Nenhuma das exposições montadas por museus do Reino Unido apareceu nos 20 melhores.

A Fondation Louis Vuitton em Paris e a NGV International de Melbourne se beneficiaram ambas pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) na decisão de Nova York de enviar trabalhos da sua coleção para o estrangeiro durante as suas obras de construção. Suas mostras do MoMA atraíram 5.171 e 3.312 visitantes diários para os museus franceses e australianos, respectivamente. Enquanto isso, o desejo do MoMA de entregar todo o seu espaço de exposição no sexto andar para Adrian Piper se mostrou popular, já que o trabalho do artista norte-americano, que aborda questões como racismo e sexismo, foi um sucesso surpreendente (3.993 visitantes por dia).

Os dez museus de arte mais populares

Top 10 museus de arte mais populares

Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
De Arte a Z - 11/04/2019

Fotógrafos lançam publicação independente "A Barca"

O universo da fotografia independente receberá um novo projeto nesta quinta-feira (11/04). Nomeada “A Barca”, a publicação traz ensaios autorais …

De Arte a Z - 19/03/2019

Painel de Tarsila do Amaral é reinaugurado no CCSP no mês da mulher

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, reinaugura o painel pintado a óleo “Procissão” (1954), de Tarsila …

De Arte a Z - 28/03/2019

Mural de Michael Jackson do artista Kobra deve ser derrubado?

O lançamento do aterrorizante documentário da HBO, Leaving Neverland, provocou uma controversa pública sobre Michael Jackson e como indivíduos e …

De Arte a Z - 21/03/2019

Um colecionador chinês transformou cinco tanques de óleo vazios em museu

Tank Shanghai, o ambicioso e aguardado projeto de museu do colecionador chinês Qiao Zhibing está finalmente pronto para abrir suas …

De Arte a Z - 21/03/2019

Conheça os cartazes impressionantemente mórbidos de filmes pintados à mão dos anos 1980

Os cartazes, muitas vezes surreais ou perturbadores, foram encomendados pelas locadoras de vídeo de Gana para promover as exibições itinerantes.

Uma …

De Arte a Z - 19/03/2019

São Paulo ganha nova casa de cultura em frente ao Parque Villa-Lobos

A Casa do Parque é uma nova casa paulistana de cultura, idealizada pela colecionadora Regina Pinho de Almeida. Com abertura …

De Arte a Z - 18/04/2019

França anuncia concurso para redesenhar torre Notre Dame

Primeiro Ministro diz que catedral reconstruída pode refletir ‘técnicas e desafios de nossos tempos’.

A França lançará uma competição internacional de …

De Arte a Z - 09/04/2019

Divulgada a lista de indicados ao prêmio ABCA 2019

Vencedores das dez categorias do tradicional prêmio nacional das artes visuais, que é dedicado a artistas, críticos, curadores, exposições e …

De Arte a Z - 18/04/2019

Ai Weiwei cria retratos de lego de estudantes mexicanos desaparecidos

O artista chinês Ai Weiwei revelou uma série de retratos feitos com cerca de um milhão de blocos de Lego, …

De Arte a Z - 26/03/2019

A Outra Feira VI - Inscrições abertas para artistas

A Outra Feira é um evento itinerante de arte contemporânea que acontece há quatro anos. Desde a estreia, 97 artistas …

De Arte a Z - 21/03/2019

3º Prêmio AF de Arte Contemporânea oferece dois meses de residência artística na França

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2019. Em sua terceira edição, a premiação busca …

De Arte a Z - 11/04/2019

Colégio de Minnesota acha que é dono de um munch - e novas provas o apóiam

A pintura parece retratar a amante de Munch, a violinista Eva Mudocci. Mas o Museu Munch de Oslo está ignorando.

Um …