Casa Parte chega à terceira semana criando pontes entre arte popular e arte urbana

Evandro Prado

A Casa Parte, novo projeto da Parte Feira de Arte Contemporânea, chega à sua semana final. Entre 6 e 9 de junho, o casarão em frente ao MuBE/MIS será ocupado por arte popular e arte urbana.

Inaugurada em 23 de maio, a Casa Parte já recebeu 3.000 visitantes e reuniu, em sua primeira semana, galerias e escritórios de arte, arquitetos e designers, e, na segunda, espaços independentes, ateliês coletivos e grupos autogeridos de artistas.

O projeto tem como propósito abrigar novos formatos para o cenário da arte, superando modelos que têm se mostrado cada vez menos adequados para as rápidas e intensas mudanças atravessadas pelo mercado de arte nos últimos anos.

Nas exposições, cada participante ocupa um cômodo do casarão da dec. de 1970 que ficou desocupado pelos últimos dez anos. A proposta é que os participantes apresentem projetos que não seriam possíveis em uma feira de arte tradicional, nos espaços das galerias ou dos ateliês. Nada de stand atrás de stand, “cubo branco” e pureza. A Casa Parte é uma experiência multicultural, com arte, música, bate-papos, dança, cinema.

Encerrando a programação, foram convidados curadores, galerias, escritórios e ateliês de artistas que trabalham com duas vertentes da arte cada vez mais pesquisadas e, surpreendentemente, próximas: arte popular e arte urbana.

Da novíssima geração, Renan Quevedo leva à Casa Parte acervo reunido nas muitas andanças pelo seu projeto Novos para Nós. Apaixonado por arte popular, o publicitário deixou emprego e vida em São Paulo e caiu meses na estrada com o objetivo de conhecer, documentar e catalogar artistas populares pelos cantos mais escondidos do Brasil. “São pessoas talentosíssimas, persistentes em meio à tantas dificuldades formais e financeiras, com muito a expressar e nos ensinar”, diz Renan. Na Casa Parte, ele apresenta trabalhos de mestres – como Véio e José Bezerra – e artistas que conheceu em suas muitas viagens, como Noemisia Batista dos Santos e Vieira.

A Galeria Brasiliana, dirigida por Roberto Rugiero e Fedra Faria, atua há 40 anos no segmento de arte popular. Referência no Brasil e no exterior, seu acervo conta com trabalhos de mais de 50 artistas históricos e peças de procedência indígena, além de mestres e talentos emergentes da pintura, escultura, desenho e xilogravura. Na Casa Parte, a galeria apresenta pinturas de Romero de Andrade, João Francisco, Benedito e peças das ceramistas Marta e Julia.

Na vertente urbana, a Choque Cultural transforma a Casa Parte em lugar de experimentação. Fundada em 2004, a galeria é referência globais em arte urbana e novas linguagens contemporâneas, ultrapassando as paredes da galeria e incluindo rua e espaço virtual em suas exposições. Na Casa Parte, serão mostrados trabalhos recentes de Daniel Melim, Tec, Alê Jordão e Coletivo BijaRi.

O Autivistas, grupo formado pelos artistas Derlon, Gustavo Amaral, Lelo e Onio, também estará presente. Os artistas trabalham de forma independente, dividindo o mesmo ateliê e desenvolvendo projetos especiais.

Na programação:

7/6, sexta-feira, 15h às 18h: live painting com o artista Tico Canato

8/6, sábado, 15h às 17h: Live painting a bate-papo sobre Mulheres na Arte Urbana, com Bela Gregório, Amanda Pankill e Luma Assis.

8/6, sábado, 17h às 18:30: Drops Talk com Antonio Toze, sobre Conexões entre Arte, Música e Cultura Brasileiras.

9/6, domingo, 17h: Animal Cracker, show com o artista visual e música Matias Picón.

Mais informações em nossa agenda.

Compartilhar:
De Arte a Z - 23/08/2019

Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabelecem parceria inédita

Os Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabeleceram uma parceria inédita. O projeto consiste em gerar um conjunto …

De Arte a Z - 15/08/2019

Exposição imersiva no universo de Van Gogh chega a São Paulo

Neste sábado (17/08), o shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, inaugura a exposição Paisagens de Van Gogh, sobre o pintor …

De Arte a Z - 15/08/2019

Quarto de motel com tema de Edward Hopper permite experimentar a alienação das pinturas clássicas do artista

Como os museus de todo o mundo disputam a atenção – e os dólares – de visitantes, estão cada vez …

De Arte a Z - 15/08/2019

Coletivo de arte austríaco transformando um set de filmes de pesadelo

A cena em constante mutação de Liam Gillick e a mostra atual do coletivo austríaco Gelatin no museu Kunsthalle, em …

De Arte a Z - 15/08/2019

Mural da Estátua da Liberdade algemada viraliza na internet

Mural no centro de Las Vegas, do artista britânico Izaac Zevalking, queria chamar a atenção para a fundação da América …

De Arte a Z - 15/08/2019

Artistas transformam o aeroporto de Hong Kong em um estúdio de arte de protesto como manifestações antigovernamentais

Artistas se juntaram aos manifestantes que ocupavam o Aeroporto Internacional de Hong Kong no fim de semana para criar arte …

De Arte a Z - 15/08/2019

Mapas indígenas do século XVI mostram visões não-eurocêntricas do mundo

Ao mesmo tempo em que a Espanha começou a explorar as Américas habitadas, os cartógrafos europeus concentraram-se em criar mapas …

De Arte a Z - 15/08/2019

"Fibra – I Bienal de Arte Têxtil" está com inscrições abertas

Um projeto para apresentar as tendências e os diferentes trabalhos de áreas que se mesclam na arte e na economia …

De Arte a Z - 09/08/2019

MASP recebe doação de arquivo de Rubem Valentim com mais de 10.000 itens

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) recebeu um vasto acervo com manuscritos, datiloscritos, cartas, fotos e …

De Arte a Z - 09/08/2019

Uma virada de cores na maior comunidade de São Paulo

De abril a junho deste ano o projeto Uma Virada de Cores ofereceu oficinas gratuitas de graffiti a jovens de …

De Arte a Z - 06/08/2019

Com programação movimentada e novas parcerias, 13ª SP-Foto estreita vínculos entre a cena brasileira e a internacional

A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo chega à sua 13ª edição firmando-se como o mais relevante evento de fotografia …

De Arte a Z - 02/08/2019

Polêmica da Mona Lisa: Tribunal e misterioso consórcio com suposta versão mais jovem da musa de Da Vinci

Uma disputa de propriedade está esquentando sobre uma versão da Mona Lisa que se acredita ser das mãos de Leonardo …