Artista de rua é preso enquanto pinta mural encomendado pela prefeitura

Na última quarta-feira, 19 de junho, o artista de rua e músico de Detroit Tashif Turner (que é mais conhecido por seu apelido Sheefy McFly) foi preso depois de pintar um mural encomendado pela cidade como parte de seu longo esforço para deter grafites com arte de rua sancionada.

“É um paradoxismo – fazer algo pela cidade e ser preso pela cidade”, disse McFly ao Detroit Free Press em uma entrevista. “Sinto-me racialmente perfilado e intimidado”, acrescentou.

Enquanto pintava um mural em um viaduto, ele foi parado pela polícia, mas não tinha a permissão da cidade na época. Depois de tentar explicar a situação, ele diz que “quatro ou cinco carros de polícia” foram enviados para o local. Um oficial da cidade apareceu na esperança de aliviar a situação e explicar o mal-entendido, mas sem sucesso.

“Eles me trataram como um criminoso, apesar de eu ter sido contratado pela prefeitura para fazer isso”, disse McFly, acrescentando que quando ele saiu para buscar sua permissão, os policiais tentaram detê-lo, com um policial agarrando seu pescoço. “Senti-me ameaçado”, disse ele.

Porta-voz do Departamento de Polícia de Detroit Sgt. Nicole Kirkwood disse ao Detroit Free Press que o McFly não cooperou e foi preso por supostamente resistir e obstruir a polícia, bem como por uma multa de estacionamento. Kirkwood diz que a acusação provavelmente será enviada ao Gabinete do Procurador do Condado de Wayne para revisão adicional.

McFly diz que após a prisão, ele passou cerca de 24 horas detido no Centro de Detenção de Detroit em “condições horríveis”. Ele disse ao Detroit Free Press que ele tem uma audiência judicial para o mandado de estacionamento em 3 de julho.

O programa City Walls, lançado em 2017 pelo Departamento de Serviços Gerais da cidade, opera com um orçamento de US$ 200.000 para comissionar 60 murais de 25 artistas, com o objetivo de desestimular o grafite. O McFly assinou um contrato de US$ 10.000 para pintar 10 murais para o programa, incluindo o que ele estava trabalhando no dia de sua prisão.

“Quando temos um artista fazendo murais, há um tenente da polícia com quem trabalhamos para garantir que os arredores estejam cientes de que é um programa patrocinado pela cidade e que os artistas têm permissão”, disse Brad Dick, executivo do grupo de infraestrutura da cidade de Detroit, que supervisiona o programa, disse à Hyperallergic em um email. “Infelizmente, os oficiais que se depararam com Sheefy McFly não estavam associados aos distritos próximos e erroneamente pensaram que era uma ação não autorizada. Se ele tivesse sua permissão na época, essa situação poderia ter sido evitada”.

“Garantir a segurança dos artistas é uma das principais prioridades do projeto. Mantemos contato constante com autoridades municipais, policiais e moradores da comunidade, enquanto o projeto de Detroit City Walls progride ao longo do ano”, disse Dan Armand, diretor de criação da 1xRUN, empresa contratada pelo projeto City Walls. uma declaração enviada para Hyperallergic. “Já estamos trabalhando em estreita colaboração com a cidade para desenvolver novas sinalizações em locais de pintura, crachás para funcionários e identificação clara para os artistas exibirem, a fim de tornar o projeto o mais suave e seguro possível para todos”.

McFly disse ao Detroit Free Press que após o incidente, ele não tem certeza se vai seguir em frente com o mural. “Eu posso voltar na semana que vem, mas preciso de alguns dias para me recompor e descobrir como posso estar seguro”, disse ele.

Um dos murais de Sheefy McFly em Detroit (todas as fotos são cortesia de Zachary Meers)

Compartilhar:
De Arte a Z - 20/09/2019

As obras mais baixadas do Getty e Met Museum

Em um esforço para tornar suas coleções cada vez mais acessíveis ao público, muitos dos principais museus começaram a digitalizar …

De Arte a Z - 20/09/2019

Imagem de São Jerônimo comprado por 600 dólares em uma pequena cidade é, na verdade, uma pintura rara de Anthony van Dyck

Albert B. Roberts, um colecionador de arte de 87 anos em Hudson, Nova York, passou décadas comprando trabalhos obscuros em …

De Arte a Z - 20/09/2019

Phillips anuncia leilão de uma coleção de fotografias representativas da cultura mundial dos séculos XX e XXI

A Phillips anunciou a venda do World View: Property from a Private Collection como destaque da temporada de vendas do …

De Arte a Z - 20/09/2019

Bienal de Sydney revela lista de artistas participantes para 2020

A Bienal de Sydney anunciou a lista completa de artistas que participarão da 22ª Bienal de Sydney (2020), intitulada NIRIN …

De Arte a Z - 08/09/2019

Sesc_Videobrasil passa a se chamar Bienal

Com mais de 35 anos de história, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a adotar a partir de agora o nome Bienal, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Instagram faz exceção rara a uma obra de arte nua após protestos

Autoridades do Palazzo Strozzi, em Florença, republicaram no Instagram uma pintura de uma mulher nua da artista russa Natalia Goncharova …

De Arte a Z - 05/09/2019

Funcionários fazem tatuagens do Museu Nacional devastado pelo fogo

Faz um ano que o amado Museu Nacional do Brasil foi destruído em um grande incêndio, que se acredita ter …

De Arte a Z - 05/09/2019

Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Performance porta viva nua de Marina Abramović será recriada na Royal Academy

A Royal Academy of Arts irá recrutar homens e mulheres jovens para ficarem nus em uma porta de frente para …

De Arte a Z - 05/09/2019

Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em …

De Arte a Z - 29/08/2019

Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava …

De Arte a Z - 29/08/2019

Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país …