Artista de rua é preso enquanto pinta mural encomendado pela prefeitura

Na última quarta-feira, 19 de junho, o artista de rua e músico de Detroit Tashif Turner (que é mais conhecido por seu apelido Sheefy McFly) foi preso depois de pintar um mural encomendado pela cidade como parte de seu longo esforço para deter grafites com arte de rua sancionada.

“É um paradoxismo – fazer algo pela cidade e ser preso pela cidade”, disse McFly ao Detroit Free Press em uma entrevista. “Sinto-me racialmente perfilado e intimidado”, acrescentou.

Enquanto pintava um mural em um viaduto, ele foi parado pela polícia, mas não tinha a permissão da cidade na época. Depois de tentar explicar a situação, ele diz que “quatro ou cinco carros de polícia” foram enviados para o local. Um oficial da cidade apareceu na esperança de aliviar a situação e explicar o mal-entendido, mas sem sucesso.

“Eles me trataram como um criminoso, apesar de eu ter sido contratado pela prefeitura para fazer isso”, disse McFly, acrescentando que quando ele saiu para buscar sua permissão, os policiais tentaram detê-lo, com um policial agarrando seu pescoço. “Senti-me ameaçado”, disse ele.

Porta-voz do Departamento de Polícia de Detroit Sgt. Nicole Kirkwood disse ao Detroit Free Press que o McFly não cooperou e foi preso por supostamente resistir e obstruir a polícia, bem como por uma multa de estacionamento. Kirkwood diz que a acusação provavelmente será enviada ao Gabinete do Procurador do Condado de Wayne para revisão adicional.

McFly diz que após a prisão, ele passou cerca de 24 horas detido no Centro de Detenção de Detroit em “condições horríveis”. Ele disse ao Detroit Free Press que ele tem uma audiência judicial para o mandado de estacionamento em 3 de julho.

O programa City Walls, lançado em 2017 pelo Departamento de Serviços Gerais da cidade, opera com um orçamento de US$ 200.000 para comissionar 60 murais de 25 artistas, com o objetivo de desestimular o grafite. O McFly assinou um contrato de US$ 10.000 para pintar 10 murais para o programa, incluindo o que ele estava trabalhando no dia de sua prisão.

“Quando temos um artista fazendo murais, há um tenente da polícia com quem trabalhamos para garantir que os arredores estejam cientes de que é um programa patrocinado pela cidade e que os artistas têm permissão”, disse Brad Dick, executivo do grupo de infraestrutura da cidade de Detroit, que supervisiona o programa, disse à Hyperallergic em um email. “Infelizmente, os oficiais que se depararam com Sheefy McFly não estavam associados aos distritos próximos e erroneamente pensaram que era uma ação não autorizada. Se ele tivesse sua permissão na época, essa situação poderia ter sido evitada”.

“Garantir a segurança dos artistas é uma das principais prioridades do projeto. Mantemos contato constante com autoridades municipais, policiais e moradores da comunidade, enquanto o projeto de Detroit City Walls progride ao longo do ano”, disse Dan Armand, diretor de criação da 1xRUN, empresa contratada pelo projeto City Walls. uma declaração enviada para Hyperallergic. “Já estamos trabalhando em estreita colaboração com a cidade para desenvolver novas sinalizações em locais de pintura, crachás para funcionários e identificação clara para os artistas exibirem, a fim de tornar o projeto o mais suave e seguro possível para todos”.

McFly disse ao Detroit Free Press que após o incidente, ele não tem certeza se vai seguir em frente com o mural. “Eu posso voltar na semana que vem, mas preciso de alguns dias para me recompor e descobrir como posso estar seguro”, disse ele.

Um dos murais de Sheefy McFly em Detroit (todas as fotos são cortesia de Zachary Meers)

Compartilhar:
De Arte a Z - 09/07/2019

O Vaticano escondeu representações de sacerdotisas mulheres na arte?

A historiadora de arte Ally Kateusz apresentou um trabalho de pesquisa em Roma argumentando que a igreja ocultava evidências de …

De Arte a Z - 09/07/2019

Melania Trump ganha seu primeiro monumento, e não é bem o que você esperaria

Uma escultura de madeira em tamanho real de Melania Trump apareceu recentemente em cima de um pedestal de árvore nas …

De Arte a Z - 08/07/2019

MALBA à venda? Entenda a curiosa placa instalada na fachada do museu

Usuários de redes sociais ficaram surpresos com a fotografia de um homem instalando uma placa na fachada do Museu de …

De Arte a Z - 04/07/2019

Nova mostra de Basquiat aborda emblemática brutalidade policial

Jay-Z emprestou um Basquiat para uma exposição sobre um episódio histórico de alegada brutalidade policial, aprendeu Page Six.

O rapper ofereceu …

De Arte a Z - 04/07/2019

Mistério por trás de fechamento do Museu de Arte de Dallas

O jardim de esculturas no Museu de Arte de Dallas foi fechado durante essa semana, possivelmente porque um jovem skatista …

De Arte a Z - 04/07/2019

Vincent ou Theo? Estudioso diz que museu confundiu retratos dos irmãos van Gogh

Um par de retratos no Museu Van Gogh, em Amsterdã, representando Vincent e seu irmão Theo, são objeto de um …

De Arte a Z - 04/07/2019

Descoberta identidade de comprador de Caravaggio milionário

Era uma conclusão tão surpreendente quanto a proveniência do trabalho em si: Dias antes da pintura Judith Beheading Holefernes, descoberta …

De Arte a Z - 04/07/2019

Famosa escultura de Anish Kapoor é vandalizada

Sete pessoas foram levadas sob custódia em Chicago depois de supostamente vandalizar a amplamente adorada escultura pública de Anish Kapoor, …

De Arte a Z - 02/07/2019

Banksy projeta um "colete à prova de facadas" para o rapper britânico Stormzy

Banksy ataca novamente, desta vez no festival de música mais popular da Grã-Bretanha. Na noite de sexta-feira, o rapper britânico …

De Arte a Z - 30/06/2019

Rio mais poluído de São Paulo recebe obra permanente de Eduardo Srur

O artista Eduardo Srur inaugurou a obra “Barco sobre um Rio Enterrado”, na margem do rio Pinheiros, em São Paulo …

De Arte a Z - 27/06/2019

Imagens de tirar o fôlego que ganharam o Concurso Nacional de Viagens Geográficas

Uma aldeia ártica coberta de neve na Groenlândia; um menino pensativo em um nascer do sol do rio na Índia; e uma …

De Arte a Z - 27/06/2019

Conheça toda a história por trás do Caravaggio redescoberto e vendido antes de chegar ao leilão

A pintura Judith decapitando Holofernes (cerca 1607) que especialistas afirmam ser uma segunda versão há muito tempo perdida de Caravaggio …