Artista cria manual para ajudar migrantes a sobreviver

A cidade de Bihać, na Bósnia e Herzegovina, fica a cerca de 10 minutos de carro ou uma hora a pé da fronteira com a Croácia, tornando-a uma porta de entrada importante para a União Europeia para pessoas deslocadas pela guerra, realidades climáticas e crises econômicas. Como resultado, nos últimos anos, a região viu uma militarização dramática de suas áreas de fronteira. Numa tentativa de impedir ou desencorajar os migrantes de tentarem a travessia, a UE financia tanto o apoio humanitário aos migrantes na Bósnia, que não é um país da UE, quanto o fortalecimento do aparato militar na Croácia, que faz parte da UE (mas não é parte) para o Acordo de Schengen ).

Consciente disso, o artista Mladen Miljanović recentemente, reuniu suas habilidades artísticas com o conhecimento prático obtido com seu treinamento militar obrigatório para ajudar os migrantes a sobreviverem em sua jornada através de inúmeros obstáculos de terreno natural, cercas e muros de fronteira, além de diversas situações de vigilância e emergência. Ele imaginou o tipo de informação que seria mais útil e criou diagramas e desenhos semelhantes aos dos manuais de treinamento militar para um manual de bolso. Cada página do livro descreve uma circunstância diferente em desenhos simples, instrutivos, em preto e branco, acompanhados de breves textos descritivos em árabe, inglês, espanhol e urdu. Descrevendo as melhores maneiras de passar por cima de um muro coberto com arame farpado, informando a hora pela posição do sol ou como evitar ser descoberto por drones, Miljanović fornece informações essenciais sobre a sobrevivência ao mesmo tempo em que enfrenta as regras de migração seletivas e não escritas e as mitologias das fronteiras nacionais. Profundamente ciente de que o livro precisava ser útil em vários níveis, o artista o tornou fisicamente pequeno o suficiente para transportar com facilidade, preto e branco, de modo a ser legível em condições de pouca luz, baseado principalmente em imagens para evitar problemas de alfabetização e linguagem, e ele foi ainda mais longe, inserindo uma bolsa de pó inflamável na tampa, que pode ser queimada como um sinalizador para pedir ajuda.

Aproximadamente 900 dos 1.000 livros impressos estão em circulação e também há um PDF para download gratuito disponível, graças a uma exposição intitulada Parede Didática na Galeria da Cidade Bihać, que ocorreu por três semanas em julho. Para a exposição, Miljanović pegou os desenhos e textos criados para o livro e os gravou em uma grande composição em um painel de mármore. Esse objeto serviu como uma espécie de propaganda de informações úteis sob o disfarce de arte.

A localização da Galeria da Cidade foi fundamental para o impacto do projeto: está fisicamente localizada na praça principal de Bihać, que até recentemente era o principal ponto de encontro dos migrantes que chegavam à cidade e através dela. A abertura da exposição reuniu cidadãos e migrantes mais permanentes de Bihać. Enquanto Miljanović transmitia a cena da reunião social, ficou claro que sua obra de arte agia como um misturador para atrair os residentes de longa data e aspiracionalmente temporários da cidade, transformando cada uma em uma realidade incorporada na outra e negando a perpetuação do “outro” abstrato mentalidade. Além disso, uma visita guiada ao projeto explicou em detalhes as estratégias incluídas no manual, criando um momento de troca entre os visitantes sobre as realidades da passagem de fronteira.

Desde a abertura do dia 15 de julho, os migrantes que se reúnem na praça principal foram transferidos para um campo fora do centro de Bihać. Miljanović ouviu relatos de que os migrantes neste campo estão compartilhando seu livro enquanto discutem estratégias para tentar uma travessia.

Se arte e cultura podem ir além do poder simbólico e ocupar registros poéticos e utilitários, Miljanović é bem-sucedido. Com uma exposição estrategicamente localizada para atrair seu público e um livro gratuito com desenhos simples e instrutivos, ele divulga informações úteis e cria um espaço social para unir os co-habitantes dessa zona de fronteira em Bihać, fazendo conversas improváveis ​​entre migrantes e residentes possíveis. Miljanović supera as fronteiras da produção e distribuição do conhecimento, assim como faz desenhos de como atravessar fronteiras territoriais reais. Em um país transnacional como a Bósnia, que de fato reflete a realidade de muitas fronteiras contestadas ao redor do mundo, O Muro Didático foi curado por Irfan Hosic e pode ser visto na City Gallery, Bosanska 15, 77000 Bihać, Bósnia e Herzegovina, de 15 de julho a 3 de agosto. O manual pode ser baixado gratuitamente aqui.

Por Laura Raicovich Fonte: Hyperallergic.

Compartilhar:
Notícias - 28/03/2024

Dê seu lance e conheça obras de arte encantadoras do 7º leilão da SPITI

Spiti Auction bate recorde com obras de arte surpreendentes em mais de 230 lotes
A SPITI. tem o prazer de apresentar …

Notícias - 28/03/2024

Escândalo no museu: curador é acusado de roubar mais de 1800 itens da coleção

O Museu Britânico está processando o ex-curador Peter Higgs, alegando que ele roubou mais de 1.800 itens de sua coleção.

Higgs …

Notícias - 28/03/2024

Pedras de milhões de anos podem ser os mais antigos vestígios da presença humana na Europa

Um novo estudo de antigas ferramentas de pedra descobertas no oeste da Ucrânia sugere que podem ser o mais antigo …

Notícias - 28/03/2024

Porta do Titanic que salvou Rose é vendida em leilão. Descubra o valor

O leilão Tesouros do Planeta Hollywood ofereceu a icônica porta que ajudou a salvar a personagem Rose (Kate Winslet) no …

Notícias - 28/03/2024

Morre o museólogo, curador e crítico Pedro Xexéo, do MNBA

Faleceu no dia 27 de março, em Petrópolis(RJ), o museólogo, curador e crítico de arte Pedro Xexéo, que por mais …

Notícias - 28/03/2024

Trágedias e poesias: Livro reúne registros obituários de artistas do século 20

Embora se fale muito sobre as formas às vezes misteriosas, iconoclastas ou boêmias como os artistas vivem, há também um …

Notícias - 27/03/2024

Morre Richard Serra, aos 85 anos

Richard Serra, o artista americano conhecido por ultrapassar os limites da escultura, morreu aos 85 anos. Serra morreu no dia …

Notícias - 27/03/2024

"Vamos explodir a Mona Lisa": Louvre recebe ameaça de bomba

No dia 20 de março, o Museu do Louvre apresentou uma denúncia por “ameaça de ataque”. Os eventos aconteceram no domingo, …

Notícias - 27/03/2024

Visitantes são proibidos de entrar no MoMA com lenço palestino e museu se desculpa

Duas pessoas que visitaram o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York disseram que foram impedidas de entrar com …

Notícias - 27/03/2024

SP–Arte chega à 20ª edição consolidada como a maior feira do hemisfério sul

O momento é de celebração: há 20 anos, nascia a SP–Arte. Hoje, consolidada como a maior feira do hemisfério sul …

Notícias - 27/03/2024

Nova data de conclusão da Sagrada Família de Antoni Gaudí é anunciada

A basílica da Sagrada Família de Barcelona tem uma nova data de conclusão em 2026, que ocorrerá 144 anos após …

Notícias - 27/03/2024

Homem processa museu por não conseguir entrar em instalação de arte só para mulheres

Um homem está processando o Tasmania’s Museum of New and Old Art (MONA), alegando discriminação de gênero depois de ter …