28º Prêmio Montblanc de Cultura premia designer brasileiro

O designer brasileiro Marcelo Rosenbaum foi escolhido por seu projeto A Gente Transforma, em Várzea Queimada, Piauí.

Prêmio anual é concedido em 15 países e regiões, destacando a importância do patrocínio às artes em comunidades ao redor do mundo

Marcelo Rosenbaum foi reconhecido como Patrono das Artes Modernas pelo Prêmio Montblanc de Cultura. O anúncio foi feito pela Fundação Cultural Montblanc, no final de maio, em Roma, na Itália. Rosenbaum foi indicado para o prêmio pelo projeto A Gente Transforma, em Várzea Queimada, Piauí, que faz parte do Instituto A Gente Transforma, criado por ele em 2016.

Marcelo Rosenbaum. Foto: Loiro Cunha

O prêmio, que está na 28ª edição, é concedido a patronos de arte de todo o mundo, reconhecendo pessoas cujo apoio e compromisso inflexíveis permitem que as artes floresçam e se renovem, gerando impacto social em suas comunidades. Em 2019, o prêmio reconhece patronos da arte no Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Hong Kong, Coreia, Itália, México, Rússia, Espanha, Suíça, Reino Unido e EUA. Desde que foi instituido, o prêmio já distribuiu um total de 5 milhões de euros, beneficiando 180 projetos, em todo o mundo.

Os premiados são escolhidos a partir de uma lista tríplice, apresentada por cada país. A seleção é feita em conjunto pelo Curatório da Fundação Cultural Montblanc, composto por Anne Barlow (diretora da Tate St. Ives), Sunjung Kim (diretor da Gwangju Biennale), Jean de Loisy (diretor da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts Paris). Franklin Sirmans (diretor do Museu de Arte de Perez de Miami), Jochen Volz (diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo) e os presidentes da Fundação, Sam Bardaouil e Till Fellrath.

A lista de contemplados na história do prêmio inclui HRH Príncipe Charles, Quincy Jones, Renzo Piano, Ryuichi Sakamoto e Yoko Ono, além dos brasileiros Lays Bodansky e Luís Bolognesi (2016), Solange Farkas (2017) e Mônica Nador (2018).
Várzea Queimada é um projeto multidisciplinar do Instituto A Gente Transforma, em que artistas, designers e pesquisadores desenvolvem novos projetos que buscam preservar o artesanato ancestral da comunidade de Jaicós, no Piauí.

Compartilhar:
De Arte a Z - 20/09/2019

As obras mais baixadas do Getty e Met Museum

Em um esforço para tornar suas coleções cada vez mais acessíveis ao público, muitos dos principais museus começaram a digitalizar …

De Arte a Z - 20/09/2019

Imagem de São Jerônimo comprado por 600 dólares em uma pequena cidade é, na verdade, uma pintura rara de Anthony van Dyck

Albert B. Roberts, um colecionador de arte de 87 anos em Hudson, Nova York, passou décadas comprando trabalhos obscuros em …

De Arte a Z - 20/09/2019

Phillips anuncia leilão de uma coleção de fotografias representativas da cultura mundial dos séculos XX e XXI

A Phillips anunciou a venda do World View: Property from a Private Collection como destaque da temporada de vendas do …

De Arte a Z - 20/09/2019

Bienal de Sydney revela lista de artistas participantes para 2020

A Bienal de Sydney anunciou a lista completa de artistas que participarão da 22ª Bienal de Sydney (2020), intitulada NIRIN …

De Arte a Z - 08/09/2019

Sesc_Videobrasil passa a se chamar Bienal

Com mais de 35 anos de história, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a adotar a partir de agora o nome Bienal, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Instagram faz exceção rara a uma obra de arte nua após protestos

Autoridades do Palazzo Strozzi, em Florença, republicaram no Instagram uma pintura de uma mulher nua da artista russa Natalia Goncharova …

De Arte a Z - 05/09/2019

Funcionários fazem tatuagens do Museu Nacional devastado pelo fogo

Faz um ano que o amado Museu Nacional do Brasil foi destruído em um grande incêndio, que se acredita ter …

De Arte a Z - 05/09/2019

Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Performance porta viva nua de Marina Abramović será recriada na Royal Academy

A Royal Academy of Arts irá recrutar homens e mulheres jovens para ficarem nus em uma porta de frente para …

De Arte a Z - 05/09/2019

Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em …

De Arte a Z - 29/08/2019

Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava …

De Arte a Z - 29/08/2019

Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país …