Fotógrafo traz questão política com uma caminhada desafiadora entre a fronteira dos EUA e o México

Em janeiro, como um impasse sobre o financiamento do muro de fronteira do presidente Donald Trump no sul do país levou ao desligamento do governo, um cineasta e um caminhante de alto escalão tiveram uma ótima idéia. Eles criaram um plano para criar uma obra de arte dramática que ligaria os Estados Unidos e o México a uma linha de skyline no Rio Grande.

Enquanto os debates sobre os perigos percebidos da imigração ilegal aconteciam no Congresso, duas equipes de especialistas do México e dos EUA se reuniram no rio, remando a jusante cerca de 32 quilômetros na maravilhosa Caverna Santa Elena , com seus penhascos de 450m de altura. Lá, eles trabalharam juntos para montar uma linha alta a cerca de 150m no ar.

Dois homens atravessaram esta precária ponte de 90m de comprimento, Corbin Kunst, do lado do Texas, e o mexicano Jamie Maruffo, do lado mexicano.

O Rio Grande forma a fronteira EUA-México enquanto atravessa o Santa Elena Canyon, na região de Big Bend, no Texas. Foto de John Moore / Getty Images.

“Não sei se poderia haver um símbolo mais poderoso de conexão entre duas pessoas, entre duas terras, do que eu jamais poderia imaginar”, disse o cineasta Kylor Melton , que documentou a ocasião em seu filme The Imaginary Line. O curta de 11 minutos foi divulgado no YouTube.

Esta não é a primeira obra de arte a conectar os dois lados da fronteira para fazer uma observação política. No início deste verão, o estúdio de arquitetura Rael San Fratello transformou parte da cerca da fronteira em uma fileira de gangorra, permitindo que crianças de ambos os lados brincassem umas com as outras, em uma obra de arte temporária intitulada Teeter-Totter Wall. Ele rapidamente se tornou viral.

A ideia de um slackline ligando os dois países estava na mente de Kunst há anos, desde antes da posse de Trump. (Popularizado na década de 1980, o slacklining difere da corda bamba mais famosa, pois usa um comprimento de correias planas, em vez de um cabo de aço, permitindo que a linha salte.) “Eu vi uma foto do Santa Elena Canyon”, disse Kunst. “Eu sabia que seria perfeito para um slackline – é meio que gritar por um. E o fato de um lado ser o México e o outro os Estados Unidos, para poder literalmente conectar os países com uma ponte, por assim dizer, realmente me atraiu. ”

Quando o debate sobre o muro da fronteira começou a esquentar, ele decidiu ligar para Melton. Foi o cineasta que convenceu Kunst que agora era a hora de tornar esse sonho realidade. “Eu realmente queria que isso fosse uma obra de arte”, disse Kunst. “A arte é uma das maiores formas de resiliência e resistência e também inspiração para as pessoas.”

A dupla começou a trabalhar no planejamento da ação. Era crucial ter um representante de ambos os países seguindo o slackline e ter equipes de ambos os países manipulando a linha, ilustrando a oportunidade de conexão e colaboração, mesmo quando Trump insistia na necessidade de erguer barreiras.

“Penso em slacklining como um esporte de equipe”, explicou Kunst. “Você está literalmente confiando na sua equipe de rigging com a sua vida, então pensei que seria um símbolo realmente poderoso ter uma equipe mexicana e uma equipe americana construindo o slackline juntos”.

Assista ao filme a Linha Imaginária abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=dkG7koiNiq4&feature=player_embedded

 

Compartilhar:
De Arte a Z - 20/09/2019

As obras mais baixadas do Getty e Met Museum

Em um esforço para tornar suas coleções cada vez mais acessíveis ao público, muitos dos principais museus começaram a digitalizar …

De Arte a Z - 20/09/2019

Imagem de São Jerônimo comprado por 600 dólares em uma pequena cidade é, na verdade, uma pintura rara de Anthony van Dyck

Albert B. Roberts, um colecionador de arte de 87 anos em Hudson, Nova York, passou décadas comprando trabalhos obscuros em …

De Arte a Z - 20/09/2019

Phillips anuncia leilão de uma coleção de fotografias representativas da cultura mundial dos séculos XX e XXI

A Phillips anunciou a venda do World View: Property from a Private Collection como destaque da temporada de vendas do …

De Arte a Z - 20/09/2019

Bienal de Sydney revela lista de artistas participantes para 2020

A Bienal de Sydney anunciou a lista completa de artistas que participarão da 22ª Bienal de Sydney (2020), intitulada NIRIN …

De Arte a Z - 08/09/2019

Sesc_Videobrasil passa a se chamar Bienal

Com mais de 35 anos de história, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a adotar a partir de agora o nome Bienal, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Instagram faz exceção rara a uma obra de arte nua após protestos

Autoridades do Palazzo Strozzi, em Florença, republicaram no Instagram uma pintura de uma mulher nua da artista russa Natalia Goncharova …

De Arte a Z - 05/09/2019

Funcionários fazem tatuagens do Museu Nacional devastado pelo fogo

Faz um ano que o amado Museu Nacional do Brasil foi destruído em um grande incêndio, que se acredita ter …

De Arte a Z - 05/09/2019

Incêndios na Amazônia destruíram raras obras pré-históricas da arte rupestre boliviana

Não é apenas a Amazônia brasileira que está pegando fogo. A Bolívia Oriental também está sendo devastada por incêndios florestais, …

De Arte a Z - 05/09/2019

Performance porta viva nua de Marina Abramović será recriada na Royal Academy

A Royal Academy of Arts irá recrutar homens e mulheres jovens para ficarem nus em uma porta de frente para …

De Arte a Z - 05/09/2019

Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em …

De Arte a Z - 29/08/2019

Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava …

De Arte a Z - 29/08/2019

Aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido em uma década

A obra-prima final de Orazio Gentileschi, The Finding of Moses, provavelmente será adquirida pela National Gallery de Londres.

Atualmente, está emprestada …