Yayoi Kusama

Yayoi Kusama (???? or ????, Matsumoto, nascida em 20 de março de 1929) é uma artista japonesa.
Yayoi Kusama é considerada uma das maiores artistas pop japonesas. Tem uma história de vida incrível, cheia de altos e baixos, mas que nem de longe, ofusca sua bela arte contemporânea, conhecida como Polka Dot. Hoje, aos 84 anos, a artista continua a fazer suas artes.
Seu trabalho é uma mistura de diversas artes como, colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: A obsessão por pontos e bolas.
Em todas as suas artes, que possuem um quê de surrealismo, modernismo e minimalismo, podemos notar o padrão de repetição e acumulação.Além disso, Kusama também se embrenhou na arte da literatura, com romances e poesias, escritas em 13 livros. Alguns dos seus romances são considerados chocantes e surrealistas, com personagens fortes como prostitutas, cafetões, assassinos, auto retrato de si própria como Shimako, enlouquecida em Foxgloves Central Park.De onde vem tanta criatividade? Tudo indica que é devido à esquizofrenia, que a fazia ter uma percepção e uma visão diferente da realidade em que vivia. Segundo ela mesma conta, ela sempre foi atormentada por visões distorcidas, que a faziam enxergar bolas e pontos.Yayoi nasceu em 22 de março de 1929 em Matsumoto-shi (Nagano Ken) e desde a infância sofre com alucinações. Sua relação com sua mãe não era nada boa. Segundo Yayoi conta, sua mãe era uma mulher de negócios e que jamais aceitou a veia artística da filha, chegando até a agredi-la fisicamente diversas vezes por causa disso.Isso pode ter ajudado a piorar o quadro psíquico de Yayoi, assim como gerou uma grande instabilidade emocional. Como forma de “fuga da realidade” , desabafo e também para mostrar às pessoas como era o mundo que ela enxergava, ela passou a se expressar no papel usando guache, aquarela e tinta a óleo, as bolinhas ou pontos do infinito, como ela também costuma chamar.

Compartilhar:
Artistas

Daniel Lie

 
 
1988, São Paulo/SP
Artista Visual, indonésio-pernambucano, vive e trabalha em São Paulo. Formado em bacharel e licenciatura em Artes Visuais pela …

Artistas

Lourival Cuquinha

Artista multimídia, o recifense Lourival Cuquinha expõe em seu trabalho uma quase crítica ao sistema e à forma como as …

Artistas

Wilton Montenegro

Wilton Montenegro fez sua primeira fotografia em 1966, mas foi em 1983, através do artista Raymundo Colares (1944-1986), que ele …

Artistas

Tales Frey

TALES FREY (Catanduva – SP, Brasil. 1982) vive e trabalha entre o Brasil e Portugal. Encenador, crítico de arte, artista …

Artistas

Gisele Camargo

1970, Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
É formada em pintura pela EBA-UFRJ. Em 2013, recebeu o prêmio Arte Patrimônio …

Artistas

Fabian Marcaccio

Fabian Marcaccio ( Nascimento 1963 Rosario, Argentina ) é um argentino nascido artista vivendo e trabalhando nos Estados Unidos , …

Artistas

Uiara Bartira

A artista plástica Uiara Bartira sempre foi conhecida pela gravura, ou pela “obra gravada”, como prefere dizer. Começou na década …

Artistas

Jacques Henri Lartigue

Nascido em Courbevoie, França, para uma família rica, Jacques Henri Lartigue começou a fotografar Quando eu tinha sete anos. Aviões …

Artistas

Leda Catunda

 
 
Leda Catunda nasceu em São Paulo em 1961, onde vive e trabalha. Entre suas exposições individuais, destaca-se a mostra Pinturas …

Artistas

Franz Manata

Franz Ronney Manata Martins (Belo Horizonte MG 1964). Artista visual, fotógrafo. Forma-se em ciências econômicas, em 1986. Em 1988 …

Artistas

Saulo Laudares

Saulo Oliveira Laudares
Atividades Artísticas
Artista visual
Participação em Eventos
Coletiva
2003 – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil – Grande Orlândia: …

Artistas

Gustavo Pellizzon

Graduado em comunicação e pós-graduando em fotografia, iniciou em 2005 fotografando para o jornal O Diário de Nordeste, entre 2009 …