Victor Haim

Não se deixe seduzir pela superfície das imagens. Esta é uma tentação fácil, uma redução que irá privar-lhe de outras sensações. As imagens captadas por Victor Haim revelam distintas aparições, e têm origens e naturezas diversas, mantendo uma unidade que não se resume à técnica fotográfica, pois está presente também nas formas, nas cores e na maneira como os assuntos são abordados. É preciso ver com calma para estabelecer as relações.
O nosso olhar está aonde o nosso olho vai. Quando encontra suas pinturas nos reflexos das superfícies irregulares (seja na lataria do carro, no café ou na água), após procurar um aspecto específico, porém indefinido, na aleatoriedade, Victor está em busca do silêncio. Uma separação do mundo externo em um abrigo construído.
Mesmo quando seleciona o que será refletido, não há controle sobre qual transformação a superfície irá proporcionar, só é possível dominar a escolha do ângulo e do enquadramento ao fazer a captura – desvelando-se, aí, a visão do artista. Opera-se, então, uma redefinição do mundo com distorções próprias de uma realidade percebida por cada ponto de vista singular do observador. Há o encontro com esse universo silencioso que salta aos olhos de quem para ele olha e o vê. Infinitas imagens gritam diante de nós todos os dias, escolhemos aonde fixar o nosso olhar.
O artista reconstrói o mundo a partir do próprio mundo, cria uma nova realidade ao estancar, na fotografia, a constante mudança das formas e das cores que nos rodeiam. Abrem-se novas perspectivas para o espectador, instigando-o a refletir sobre o que existe para além da superficialidade aparente. Reflexos gerando reflexões; superfícies levando-nos para um denso mergulho.
Victor observa o seu entorno e capta aquilo que o sensibiliza. Sem passar despercebidos, os refúgios do olho, captados pelas lentes, mais do que simples registros, vêm invadir suavemente a nossa percepção do visível, atingindo as nossas sensibilidades de maneira ampla e profunda.
Deixe-se seduzir pelas imagens.
André Sheik – dezembro 2011

Compartilhar:
Artistas - 30/03/2014

Celio Braga

Vive e trabalha em Amsterdã e São Paulo

Formação:
1996-2000
Gerrit Rietveld Academie, Amsterdam – The Netherlands
1988-1990
The Boston Museum School of Fine Arts, …

Artistas - 07/09/2016

Gustavo Pellizzon

Graduado em comunicação e pós-graduando em fotografia, iniciou em 2005 fotografando para o jornal O Diário de Nordeste, entre 2009 …

Artistas - 20/05/2014

Abraham Palatnik

Estudou em Telaviv, nas escolas Herzlla e Montefiori, esta última de especialização em motores de explosão. Estudou pintura e história …

Artistas - 20/05/2014

Alberto Giacometti

Artista plástico, escultor e pintor suíço nascido em Borgonovo, bem perto da fronteira com a Itália, o mais famoso nome …

Artistas - 07/09/2016

Ana Carolina Fernandes

Nasceu no Rio de Janeiro e desde cedo demonstrou uma paixão pela fotografia, ganhando de seu pai, jornalista, sua primeira …

Artistas - 20/05/2014

Saulo Laudares

Saulo Oliveira Laudares
Atividades Artísticas
Artista visual

Participação em Eventos
Coletiva
2003 – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil – Grande Orlândia: …

Artistas - 30/03/2014

Laércio Redondo

Nascido no Brasil, o artista Laercio Redondo terminou sua po?s–graduação na Konstfack, University college of Art, Crafts and Design em …

Artistas - 14/08/2014

Dimitri Lee

Dimitri Lee é autodidata e começou a carreira como assistente nos estúdios da Editora Abril, entre 1978 e 1980. O …

Artistas - 29/03/2014

Uiara Bartira

A artista plástica Uiara Bartira sempre foi conhecida pela gravura, ou pela “obra gravada”, como prefere dizer. Começou na década …

Artistas - 07/09/2016

Patricia Gouvêa

Patricia Gouvêa nasceu em 1973 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Artista visual, trabalha com fotografia, vídeo, instalação …

Artistas - 22/11/2014

Lais Myrrha

 
Mestre pela Escola de Belas-Artes da UFMG, 2007 e graduada no curso de artes plásticas pela Escola Guignard, UEMG, 2001. …

Artistas - 22/11/2014

Lenora da Barros

Formada em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP.
Poeta e artista …