Tec

 

 

Nascido em Córdoba, Argentina
Vive em São Paulo, Brasil

Nascido em Córdoba, Argentina, o artista vive hoje em São Paulo, Brasil.
Sua trajetória artística pode ser dividida em três períodos. Até os 15 anos, o artista permanece em sua cidade natal e logo em seguida, muda-se para Buenos Aires, onde tem seu primeiro contato com a arte. Naquele momento, Tec começa a pintar as paredes das ruas da capital argentina, promovendo sua banda de rock, Ocote.
A partir daí, o artista cria desenhos dialogando diretamente com o universo do futebol, as bandas de rock e o grafite na sua forma de inscrição caligrafada. Ele assinava seus trabalhos usando dois pseudônimos: Sade e Tec. Com o tempo, decidiu ficar somente com Tec. O segundo momento de sua carreira se dá quando entra na faculdade de desenho gráfico na Universidade de Buenos Aires. Em 2000, junta-se ao coletivo artístico FASE. Desenvolvido para ser um fanzine universitário, logo o coletivo alça novos voos e ocupa as ruas com intervenções artísticas, que vão desde lambe-lambe e stencil até pinturas com rolo, algo inusitado nas ruas portenhas. Em 2005, Fase representa a Argentina no festival de Cinema de Berlin com o curta-metragem Fase Futbol 05, que faz parte do conteúdo audiovisual do mundial de futebol da Alemanha em 2006.
Dessa experiência, o artista desenvolve uma intensa atividade muralística em Buenos Aires e Córdoba, revalorizando a cena da arte urbana latino-americana e trabalhando coletivamente para a revitalização do espaço público. Paralelamente, Tec trabalhava em agências de publicidade e produtoras de filmes, as quais deram conhecimento técnico para filmar e produzir RUTA 9, um documentário de rural art auto-filmado. Dirigindo um Renault 4, o artista percorreu a estrada que une a cidade de Cordoba a Buenos Aires filmando a experiência de pintar os prédios abandonados. Reconhecido internacionalmente com a mostra “De Dentro e De Fora”, realizada no Museu de Arte de São Paulo (Masp), Tec resolveu fixar residência em São Paulo, onde possui ateliê, desenvolve exposições e realiza desenhos no asfalto em grandes ladeiras da capital paulista. Seu último grande trabalho, que canalizou todas suas influências artísticas, foi na copa do mundo de futebol realizada no Brasil. Seus desenhos estamparam uma grande bandeira que foi aberta no gramado da Arena Corinthians, em São Paulo, na cerimônia de abertura do mundial 2014.

Compartilhar: