Sonia Gomes

 

 

Sonia Gomes nasceu em 1948 em Caetanópolis, Brasil, vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil. Participou de inúmeras mostras coletivas, incluindo “A Nova Mão Afro-Brasileira”, Museu Afro Brasil, São Paulo, Brasil (2013); “Art & Textiles – Fabric as Material and Concet in Modern Art”, Kunstmuseum Wolfsburg, Wolfsburg, Alemanha (2013); “Out of Fashion. Textile in International Contemporary Art”, Kunsten – Museum of Modern Art Aalborg, Aalborg, Dinamarca (2013); “Alphabet of The Magi”, Mendes Wood DM, São Paulo, Brasil (2012). Teve exposições individuais como “Risco do tempo”, Mendes Wood DM, São Paulo, Brasil (2012); “O ritmo da linha”, Espaço cultural Fórum Lafayette, Lafayette, Brasil (2012).

As obras de Sonia Gomes se edificam sobre tecidos antigos, passados, pedaços de vida que são transformados e submetidos a bordados e torções se tornando esculturas de pano e arquitetura impregnada de memória que esbarra em questões de identidade racial em um elo vital com a vida da artista. De mãe negra e pai branco, Sonia Gomes é uma fusão também de muitas lembranças. Sônia traz a influência forte da avó, parteira, benzedeira e useira de rodilhas na cabeça. Da família branca, herdou a ruminação dos guardados, das fotos, dos retalhos de tecidos vindos da fábrica, dos afetos fragmentados.

Sonia faz arte para se expressar e para que o instante vivido possa ser trazido novamente à vida. Entre o popular e o erudito, o mundo da artista mineira remete-nos a uma poderosa tradição brasileira que transforma materiais instáveis e difíceis em arte permanente e contemporânea na trama extremamente inventiva de suas colagens e construções.Após a primeira exposição em 1994 a artista cursou livremente disciplinas na Escola Guignard, UEMG e na UFMG e participa ativamente, desde então, de mostras solo e coletivas como as do Sesc Belenzinho em São Paulo e a X Bienal Nacional de Santos.

 

Compartilhar:
Artistas

Príamo Melo

Príamo Melo é sergipano, nascido em Aracaju em 1973. Graduou-se em engenharia química pela Universidade Federal de Sergipe em 1995 …

Artistas

Luigi Ghirri

Luigi Ghirri (Scandiano, 5, Janeiro 1943 – Reggio Emilia, 14 de fevereiro de 1992) foi um fotógrafo italiano.
Ele começou a …

Artistas

José Rufino

Segundo o crítico e poeta Adolfo Montejo Navas, na obra de José Rufino gravita “uma poética alimentada por um revigorado …

Artistas

Walter Firmo

Walter Firmo começou sua carreira como fotógrafo profissional no jornal Última Hora, no Rio de Janeiro, em 1957. Em 1960, …

Artistas

Gabriela Maciel

Nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, 1977
Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Realizou exposições em: Centro Cultural Banco do Brasil, …

Artistas

Ramonn Vieitez

Nascido em Recife, Brasil, em 1991.
Formação Acadêmica/Titulação
• Graduação em Design de Moda (SENAC)
• Pós Graduação em Patrimônio Histórico (UNICAP)
Coletivas
• Galeria …

Artistas

Gil Vicente

Nasceu em 1958 no Recife, onde mora e trabalha. Entre 1972 e 1981 estudou na Escolinha de Arte do Recife …

Artistas

James Kudo

 
 
James Kudo nasceu em uma cidade que virou água. Em 1990, a usina hidroelétrica de Três Irmãos formou um lago …

Artistas

Bruno Miguel

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1981, cidade onde vive e trabalha. Formou-se em artes plásticas e pintura pela Escola …

Artistas

Paulo Meira

Artista plástico com formação em design gráfico pela UFPE, Paulo Meira nasceu em Arcoverde em 1966. Em 1993 realizou sua …

Artistas

Amelia Toledo

 
 
Amelia Amorim Toledo (São Paulo SP 1926). Escultora, pintora, desenhista, designer. Freqüenta o ateliê de Anita Malfatti (1889 – 1964), …

Artistas

José Antônio da Silva

José Antonio da Silva (Sales de Oliveira, 12 de março de 1909 – São Paulo, 1996) foi um pintor brasileiro.
Artista …