Raul Mourão

 

 

 

Rio de Janeiro, 1967

Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e expõe seu trabalho desde 1991. Sua obra abrange a produção de desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, textos, instalações e performances.

Em 2010 iniciou sua série de esculturas cinéticas que foram exibidas nas exposições individuais: Tração Animal, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; MOTO e Cuidado Quente, na Galeria Nara Roesler, São Paulo; Homenagem ao Cubo e Chão, Parede e Gente, na Lurixs Arte Contemporânea, Rio de Janeiro; Movimento Repouso, na Galeria Roberto Alban, Salvador; Processo, no Studio X, Rio de Janeiro; e Toque Devagar, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro. E também nas exposições coletivas Vancouver Bienalle; Artistas comprometidos? Talvez na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; All the best artists are my friends (Part 1) no MANA Contemporary, New Jersey; From the Margin to The Edge, Sommerset House, Londres; Projetos (in)Provados, na Caixa Cultural, Rio de Janeiro; Ponto de Equilíbrio, no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; Mostra Paralela 2010, no Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo; e Travessias, no Centro de Arte Bela Maré, Rio de Janeiro.

Como curador e produtor organizou exposições individuais de Fernanda Gomes, Cabelo, Tatiana Grinberg, Brigida Baltar e João Modé, entre outras, e as coletivas Travessias 2 (Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro), Love’s House (Hotel Love’s House, Rio de Janeiro) e Outra Coisa (Museu da Vale, Vila Velha). Foi editor das revistas de arte O Carioca e Item. Fez também a coordenação geral do espetáculo multimídia FreeZone, que reuniu artistas de diversas áreas sob curadoria do poeta Chacal, no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Junto com Eduardo Coimbra, Luiza Mello e Ricardo Basbaum criou e dirigiu a galeria e produtora AGORA, que funcionou na Lapa, Rio de Janeiro, entre 2000 e 2002.

Em 2005 lançou o livro ARTEBRA pela editora Casa da Palavra e em 2011 lançou o livro MOV pela Automatica Edições.

Compartilhar:
Artistas

Saulo Laudares

Saulo Oliveira Laudares
Atividades Artísticas
Artista visual
Participação em Eventos
Coletiva
2003 – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil – Grande Orlândia: …

Artistas

Uiara Bartira

A artista plástica Uiara Bartira sempre foi conhecida pela gravura, ou pela “obra gravada”, como prefere dizer. Começou na década …

Artistas

Alex Flemming

Nasceu em São Paulo em 1954. Mora em Berlim.
PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
1980 MASP Museu de Arte de São Paulo / São …

Artistas

Alice Miceli

 
 
Alice Miceli cria visualizações conceituais de situações sociopolíticas, lidando com as noções de tempo, memória e morte. Interessada nos significados …

Artistas

Jorge Bispo

Formado em artes plásticas pela Escola de belas artes na UFRJ, trabalhou em alguns dos principais veículos de imprensa do …

Artistas

Adriana Varejão

nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, 1964
vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil
títulos
2013_Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea), …

Artistas

Bruno Miguel

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1981, cidade onde vive e trabalha. Formou-se em artes plásticas e pintura pela Escola …

Artistas

Renata Lucas

Ribeirão Preto, SP, 1971.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ
Vencedora do PIPA 2010.
Membro do Comitê de Indicação do PIPA …

Artistas

Ron Muek

Ron Mueck (Melbourne, 1958) é um escultor australiano hiper-realista que trabalha na Grã-Bretanha.
Este escultor utiliza efeitos especiais cinematográficos para criar …

Artistas

Hildebrando de Castro

Hildebrando de Castro nasceu em Olinda, em 1957, e atualmente vive e trabalha em São Paulo. Desde 1985 vem expondo …

Artistas

Claudia Tavares

Nasceu no Rio de Janeiro em 1967. É Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e …

Artistas

Thiago Barros

Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, Leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Sociedade Fluminense de …