Lygia Clark

Lygia Clark (Belo Horizonte, 1920 – Rio de Janeiro, 1988) foi uma artista multimídia, integrante do grupo Neoconcreto. Começou seus estudos artísticos em 1947, no Rio de Janeiro, tendo como professor Roberto Burle Marx, entre outros. Muda-se para Paris em 1950, onde estuda com professores como Fernand Léger e Isaac Dobrinsky. Retoma ao Rio de Janeiro e em 1954 une-se a Décio Vieira, Rubem Ludolf, Abraham Palatnik, João José da Costa e outros artistas para fundar o Grupo Frente, dedicado ao estudo do espaço de da materialidade. Em 1959, assina o histórico Manifesto Neoconcreto, com Ferreira Gullar, Amilcar de Castro, Franz Weissmann, Lygia Pape, Reynaldo Jardim e Theon Spanudis
Sua carreira começa na década de 1950 com pinturas a óleo, tendo como principal tema seus filhos e a geometria das escadas. É a partir da fundação do Grupo Frente que começam a surgir as obras lineares que a tornariam conhecida, pinturas que ultrapassavam os limites da moldura, como as primeiras Superfícies Moduladas datando de 1955. . Em 1960, Lygia cria a série “Bichos”, uma das quais vence o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo em 1961. De seu interesse pelos materiais duros, passa para os orgânicos, com a borracha, conchas, linhas e sua obra passa a se voltar para o corpo e as experiências sensoriais.
Em 1968, muda-se para Paris. Leciona na Sorbonne a partir de 1972, onde desenvolve experiências sensoriais em grupos com seus alunos, e em 1976 volta para o Rio de Janeiro, onde ficaria até o fim da vida. A partir daí, passa a se dedicar à exploração do indivíduo pelo corpo, atravessando os limites da terapia. Em seus últimos anos de vida ativa, dava consultas particulares como terapeuta.
Sua obra hoje é gerida pela associação O Mundo de Lygia Clark.

Compartilhar:
Artistas

José Paulo

Biografia
José Paulo Oliveira nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, em 1962. Graduou-se em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco, em …

Artistas

Vik Muniz

Filho de pernambucanos,1 Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou aulas do curso de Publicidade e Propaganda. Suas obras são …

Artistas

Eduardo Berliner

EDUARDO BERLINER
nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, 1978
vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil
educação
2000
Graduado em Desenho Industrial/Comunicação Visual, Pontifícia …

Artistas

Marcio Almeida

Exposições individuais: Pinturas – Galeria Renato Carneiro Campos – Museu do Estado de Pernambuco – 1993 Pinturas – Espaço Cultural …

Artistas

Paulo Bruscky

Nasceu em Recife-PE -Brasil , em 21 .03.1949 . Participou com desenhos , pinturas, objetos , esculturas , gravuras , …

Artistas

Marcius Galan

Marcius Galan nasceu em Indianapolis, Estados Unidos, filho de pais brasileiros que voltaram para o Brasil antes dele aprender a …

Artistas

Itelvino Jahn

“A matéria e eu somos seres distintos. Quando começo meu trabalho nos tornamos um só, como se a matéria fizesse …

Artistas

Lívio Abramo

Lívio Abramo (Araraquara / SP, 1903 – Assunção / Paraguai, 1992).
Interessava-se por Comunismo, Trotskismo e Socialismo. Nesse época colaborava fazendo …

Artistas

Daniel Acosta

Nasce em 29/11/1965 na cidade portuária de Rio Grande, sul do Rio Grande do Sul. Dentro da marcenaria do pai …

Artistas

Patricia Bentancur

Bentancur Patricia vive e trabalha em Montevidéu, no Uruguai
Ela trabalha com photograhy , vídeo, objetos e sons.
Sua entre as diferentes …

Artistas

Rodrigo Braga

Nascido em Manaus (AM) em 1976, é radicado em Recife (PE), onde se graduou em Artes Plásticas pela UFPE em …

Artistas

Chico Albuquerque

Filho de um casal de fotógrafos, Francisco Afonso de Albuquerque nasceu em Fortaleza em 25 de abril de 1917. Seu …