Lívio Abramo

Lívio Abramo (Araraquara / SP, 1903 – Assunção / Paraguai, 1992).

Interessava-se por Comunismo, Trotskismo e Socialismo. Nesse época colaborava fazendo ilustrações para tablóides sindicalistas. Depois foi expulso do Partido Comunista acusado de trotskismo.

Só foi reconhecido artisticamente quando suas xilogravuras alcançaram uma riqueza impressionante de detalhes precisos.

Ganhou diversos prêmios como o de Viagem ao Exterior do Salão Nacional de Belas Artes, em 1950, o 1º Prêmio de Gravura da 2ª Bienal de São Paulo, em 1953 e algumas honrarias como a ordem do Rio Branco.

Lívio possuia uma personalidade forte, uma integridade inabalada e inteligência abrangente. Produziu gravuras, desenhos, charges, design de objetos, textos críticos, aulas e curadoria de exposições.

Em 1931, foi contratado pelo jornal Diário da Noite, para fazer desenhos comentando os principais acontecimentos do dia (suas charges).

Teve a honra de participar das transformações culturais não somente de seu país, como também do Paraguai. Passou metade de sua vida no Brasil e a outra metade no Paraguai.

Na década de 50 foi convidado para integrar a Missão Cultural Brasil Paraguai; participou da Fundação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraguai e fundou o Estúdio de Gravura, que segundo sua irmã Lélia Abramo foi uma de suas mais importantes realizações.

Teve contato com diversos artistas renomados como: Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassmann, Fayga Ostrower, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Portinari, Bruno Giorgi, entre outros importantes artistas.

 

Compartilhar:
Artistas

Fernanda Valadares

Fernanda Valadares nasceu em São Paulo, onde fez bacharelado e licenciatura pela Faculdade Santa Marcelina. Em 2007, em busca de …

Artistas

Uiara Bartira

A artista plástica Uiara Bartira sempre foi conhecida pela gravura, ou pela “obra gravada”, como prefere dizer. Começou na década …

Artistas

Lorenzato

Belo Horizonte, 1 de janeiro de 1900 – 1995 foi um pintor e escultor ítalo-brasileiro.
É considerado uma das maiores personalidades …

Artistas

Maria Paula Vianna

Maria Paula Vianna, mineira de nascença e carioca de coração, começou a se relacionar com a fotografia ainda criança quando …

Artistas

Bruno Veiga

Bruno Veiga nasceu no Rio de Janeiro, Brasil.
Começou a fotografar nos anos 80 nos diários nacionais O Globo e Jornal …

Artistas

Marcelo Tinoco

Marcelo Tinoco
São Paulo, Brasil [Brazil], 1967
Vive e trabalha em [lives and works in] São Paulo, Brasil [Brazil] Formação [Education] 1993
.Artes Plásticas [Fine …

Artistas

Ricardo Fasanello

“A busca de uma linguagem própria sempre foi um fator determinante para o meu trabalho. Mesmo quando eu trabalhava em …

Artistas

Rafael Sliks

Nascido na região central de São Paulo, Rafael (a.k.a. Sliks), teve desde a infância a experiência do anonimato na multidão. …

Artistas

Márcio Zardo

Nascido em Santa Catarina em 1952, radicado no Rio, tem suas primeiras poesias concretas datadas de 1968. Nos anos setenta, …

Artistas

Lourival Cuquinha

Artista multimídia, o recifense Lourival Cuquinha expõe em seu trabalho uma quase crítica ao sistema e à forma como as …

Artistas

Itelvino Jahn

“A matéria e eu somos seres distintos. Quando começo meu trabalho nos tornamos um só, como se a matéria fizesse …

Artistas

Gil Vicente

Nasceu em 1958 no Recife, onde mora e trabalha. Entre 1972 e 1981 estudou na Escolinha de Arte do Recife …