João Pacca

João Pacca vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e São Paulo como fotógrafo e produtor de arte.
Formado em comunicação social, obteve sua graduação apresentando como trabalho de conclusão uma pesquisa sobre o mundo das imagens técnicas, orientado pelos estudos de filósofos existencialistas como McLuhan, Walter Benjamim e principalmente Vilèm Flusser, a quem considera uma grande inspiração para seus estudos sobre temas como a idolatria e o mundo pós fotografia.
Sua carreira como fotógrafo teve ínicio em 2010 ao ingressar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Enquanto estudante da EAV, aceitou o convite para ingressar em seu primeiro estágio no campo das artes visuais com o artista Martin Creed, vencedor do prêmio Turner em 2001, com quem produziu as obras que mais tarde seriam parte de uma exposição daquele mesmo ano.
Esta experiência lhe trouxe a oportunidade de trabalhar assistindo outros artistas cuja produção vem sendo intensamente comentada no mundo inteiro, como o artista plástico colombiano Oscar Murillo (David Zwirner) e a fotógrafa espanhola Cristina Del Middle.
Tais experiências lhe serviram como convite para trabalhar como produtor executivo de artistas como Güler Ates (Royal Academy UK), Dalila Gonçalves (Kubik Gallery) e a fotógrafa inglesa Jennifer Pattison que vieram ao Brasil a convite do Instituto Inclusartiz.
No campo do cinema e do vídeo, João Pacca foi diretor do video institucional que apresentou a quinta edição do Hollywood Brazilian Film Festival em 2013, em Los Angeles e, no mesmo ano, apresentou seu projeto em parceria com o artista Marcelo Carrera, MULTIVERSO, em formato video, no festival Encontros da Imagem em Braga, Portugal.
Seu trabalho autoral é pautado em experimentações a cerca da auto imagem e sobre a espetacularização da vida. Por meio de fotografias, ilustrações e videos, João vem criando series que inaltecem questões relativas ao nosso comportamento frente às tecnologias que se relacionam com a imagem, em um mundo de redes e programações em que o termo real nunca foi tão fictício.

Nenhuma imagem anexada.

Compartilhar:
Artistas

Juliana Notari

Atriz e bonequeira, Juliana Notari é pesquisadora nas artes das marionetes.Na França, passou um período de 4 anos para se …

Artistas

Lourival Cuquinha

Artista multimídia, o recifense Lourival Cuquinha expõe em seu trabalho uma quase crítica ao sistema e à forma como as …

Artistas

Cabral

Cabral, Antônio Hélio. Nasceu em Marília, SP, em 1948. Pintor, desenhista, gravados, escultor, professor e arquiteto. Veio para São Paulo …

Artistas

José Diniz

José Diniz was born in Niterói and lives in Rio de Janeiro. He studied photography at UCAM (Cândido Mendes University) …

Artistas

Rodolfo Mesquita

Nascido em Recife – PE, em 1952
1971 Tem seus primeiros trabalhos publicados nos periódicos O pasquim, Movimento e Rolling Stones
1973 …

Artistas

Tatiana Guinle

Tatiana Guinle, artista visual, cantora, formada pela CAL em 1999. Iniciou seus estudos de fotografia com Simone Rodrigues. Participou de …

Artistas

Abraham Palatnik

Estudou em Telaviv, nas escolas Herzlla e Montefiori, esta última de especialização em motores de explosão. Estudou pintura e história …

Artistas

Alexandre Rangel

Estudando arte há mais de 10 anos com muitos diferentes professores, Alexandre Rangel acabou por se formar em publicidade e …

Artistas

Dirce Körbes

Dirce Körbes nasceu em Itapiranga, Santa Catarina. É formada e pós-graduada em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UDESC …

Artistas

Jozias Benedicto

Artista visual, estudou com Ivan Serpa, Anna Bella Geiger, Rubens Gerchman, John Nicholson, Chico Cunha, José Maria Dias da Cruz, …

Artistas

Mayana Redin

Formação
2013 | Programa Aprofundamento da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de …

Artistas

Alex Flemming

Nasceu em São Paulo em 1954. Mora em Berlim.
PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
1980 MASP Museu de Arte de São Paulo / São …