Alfredo Volpi

Nascido em Lucca (Itália), em 14 de abril de 1896, Alfredo Volpi morreu em São Paulo, em 28 de maio de 1988. No livro “Os 3 Coloristas”, publicado pela Editora IOB em 1989, Alberto Beuttenmüller retrata Alfredo Volpi ao lado de Arcangelo Lanelli e Aldir Mendes de Souza. Iniciou sua obra como decorador de residências, pintando murais decorativos. Depois, produziu obras em forma de óleo sobre madeira, firmando-se na técnica da têmpera sobre tela.
VIDA E OBRA DE ALFREDO VOLPI
Desenvolveu muitos trabalhos na alta sociedade paulista, ao lado de Antônio Ponce Paz, um pintor amigo espanhol, que como ele, pintava murais decorativos. Com uma série de bandeiras e mastros tendo como temática as festas juninas, evoluiu para o abstracionismo geométrico a partir de 1950. Expos individualmente sua obra aos 47 anos, no Salão de Maio, em1938, na Exposição da Família Artística Paulista.
Em 1953 Alfredo Volpi recebeu o prêmio de “melhor pintor nacional” na Segunda Bienal de São Paulo. Em 1956, participou da primeira Exposição de Arte Concreta. Apesar de ser um autodidata, Alfredo Volpi foi reconhecido pela crítica como um dos artistas mais importantes da Segunda Geração do Modernismo.
Um fato marcante na vida de Alfredo Volpi aconteceu em 1927, quando conheceu Benedita da Conceição, conhecida como Judith, com quem teve sua filha Eugênia. Acredita-se que Judith tenha sido sua inspiração para o quadro Mulata, em 1927. Depois disso, Alfredo Volpi teve mais três filhos, que disputaram sua herança com Eugênia, acusando-a de concentrar a administração dos bens como se fosse a única herdeira.
Outro fato interessante na história de Alfredo Volpi foi à década de 80, quando foi homenageado pela direção do clube Atlético Mineiro, sendo convidado para conhecer a equipe. Como retribuição, Alfredo Volpi presenteou o clube com o desenho de um galo, mascote do clube, que até hoje é reconhecido como o Galo Volpi.
Alfredo Volpi participou da 25ª Bienal de Veneza em 1950. Foi a única vez que voltou à Itália, depois de ter vindo para o Brasil com pouco mais de um ano de idade. Alfredo Volpi ficou encantado com os afrescos em têmpera de Giotto, na capela de Scrovegni, em Pádua. Visitou dezesseis vezes as obras de seu conterrâneo, morto no século XIV, em sua breve visita à Itália.

Nenhuma imagem anexada.

Compartilhar:
Artistas

Marcio Almeida

Exposições individuais: Pinturas – Galeria Renato Carneiro Campos – Museu do Estado de Pernambuco – 1993 Pinturas – Espaço Cultural …

Artistas

Hildebrando de Castro

Hildebrando de Castro nasceu em Olinda, em 1957, e atualmente vive e trabalha em São Paulo. Desde 1985 vem expondo …

Artistas

Wilton Montenegro

Wilton Montenegro fez sua primeira fotografia em 1966, mas foi em 1983, através do artista Raymundo Colares (1944-1986), que ele …

Artistas

Celio Braga

Vive e trabalha em Amsterdã e São Paulo
Formação:
1996-2000
Gerrit Rietveld Academie, Amsterdam – The Netherlands
1988-1990
The Boston Museum School of Fine Arts, …

Artistas

Carlos Cruz-Diez

Carlos Cruz-Díez (17 de agosto de Caracas, 1923) é um pintor venezuelano.
Ele passou sua carreira profissional trabalhando e ensinando, entre …

Artistas

Vik Muniz

Filho de pernambucanos,1 Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou aulas do curso de Publicidade e Propaganda. Suas obras são …

Artistas

Edward Weston

Edward Weston 
foi um dos fotógrafos estadunidenses mais importantes do século XX.
Aos 16 anos ganhou sua primeira máquina fotográfica e fez …

Artistas

Alexandre Rangel

Estudando arte há mais de 10 anos com muitos diferentes professores, Alexandre Rangel acabou por se formar em publicidade e …

Artistas

Gil Vicente

Nasceu em 1958 no Recife, onde mora e trabalha. Entre 1972 e 1981 estudou na Escolinha de Arte do Recife …

Artistas

Paulo Aureliano da Mata

PAULO AURELIANO DA MATA
membro fundador e produtor da CIA.EXCESSOS
membro fundador e editor da revista eletrônica Performatus
membro fundador e produtor do Instituto das Artes de Inhumas (IAI)

Artistas

Amelia Toledo

 
 
Amelia Amorim Toledo (São Paulo SP 1926). Escultora, pintora, desenhista, designer. Freqüenta o ateliê de Anita Malfatti (1889 – 1964), …

Artistas

Carlos Melo

Carlos Mélo
Riacho das Almas PE 1969 – Vive e trabalha em Recife
Formação
2004 – Workshop com o artista suíço Jean Stern, …