Alberto Giacometti

Artista plástico, escultor e pintor suíço nascido em Borgonovo, bem perto da fronteira com a Itália, o mais famoso nome dentre os escultores surrealistas, criador de uma obra plástica que percorreu a escultura, a pintura e a cenografia, sempre mais próximo dos cubistas e dos pós-cubistas. Filho de um pintor pós-impressionista, Giovanni Giacometti, que o estimulou em sua inclinação para as artes e o matriculou na Escola de Artes e Ofícios de Genebra. Mudou-se para Paris (1922) onde estudou cerca de cinco anos com Émile-Antoine Bourdelle. A semelhança com objetos reais desapareceu de sua obra (1925-1929).

No início da década seguinte acabou por adotar uma estética surrealista e passou a idealizar suas esculturas-objetos. Rompeu com o surrealismo (1935) e começou a se concentrar em obras baseadas em modelos humanos. Durante a Segunda Guerra Mundial, refugiou-se e conheceu sua futura esposa com quem se casariam (1949), e seguiria a fase mais produtiva de sua carreira. Depois da guerra (1947), adotou um estilo que o tornou famoso, de figuras magras, alongadas e afiladas, e esculpindo a maioria das obras dessa fase em miniaturas. Também escreveu versos, e passou a dedicar-se também à pintura (1947).

Entre um trabalho e outro, recebeu o grande prêmio para escultores na bienal de Veneza (1962) e morreu de uma doença cardíaca, em Chur, França. Entre suas criações mais conhecidas figuram Torso (1925), A Mulher-colher (1926), Objeto desagradável (1932), Mulher com sua garganta cortada (1932), O palácio às quatro da manhã (1932), Nariz (1947), Homem Caminhando (1947), O Cão (1951), Grande Mulher IV, Figura Alta II e Figura Alta III (1960).

Compartilhar:
Artistas

Bruno Borne

Bruno Borne é natural de Porto Alegre. É mestre em Poéticas Visuais no PPGAV UFRGS, graduado em Artes Visuais e …

Artistas

Gustavo Speridião

Formação
Mestre em Linguagens visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ (PPGAV-UFRJ, 2007).

Exposições individuais

2013
– “Geometrie. Montage. Equilibrage. Photos e Videos.”, …

Artistas

Lourival Cuquinha

Artista multimídia, o recifense Lourival Cuquinha expõe em seu trabalho uma quase crítica ao sistema e à forma como as …

Artistas

Thiago Rocha Pitta

 
 
Tiradentes / MG, 1980
Artista multimídia, desenvolve trabalhos buscando sempre uma relação íntima com a natureza. Em 2014, participou do programa …

Artistas

Renata de Bonis

Renata De Bonis nasceu em 1984, em São Paulo, onde vive e trabalha. Ela completou um BFA na Fundação Armando …

Artistas

Gustavo Pellizzon

Graduado em comunicação e pós-graduando em fotografia, iniciou em 2005 fotografando para o jornal O Diário de Nordeste, entre 2009 …

Artistas

Rafael Adorján

Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em História da Arte pela Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor de Artes …

Artistas

Lygia Clark

Lygia Clark (Belo Horizonte, 1920 – Rio de Janeiro, 1988) foi uma artista multimídia, integrante do grupo Neoconcreto. Começou seus …

Artistas

Tino Sehgal

Tino Sehgal (nascido em 1976) é um artista britânico-alemão, com sede em Berlim. Ele descreve seu trabalho como “situações construídas”

Artistas

Paulo Bruscky

Nasceu em Recife-PE -Brasil , em 21 .03.1949 . Participou com desenhos , pinturas, objetos , esculturas , gravuras , …

Artistas

Cildo Meireles

 
Rio de Janeiro, 1948
Artista multimídia. Inicia seus estudos em arte em 1963, na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, …

Artistas

Amanda Melo da Mota

Amanda Melo é graduada no curso de Educação Artística da Universidade Federal de Pernambuco. Destacam-se suas exposições individuais na Fundação …