Visionário Americano: vida e época de John F. Kennedy | Galeria de Arte Ibeu

pages 374–375 January 1961. In honor of JFK’s upcoming inauguration, some clothing stores in New York City decided to capitalize on the future president and his wife’s fashion style, employing sidewalk mannequins in their likenesses. The Jackie mannequin shown here was used to point customers to the John Frederics shop, where pillbox hats were then selling for $35 to $70. Photo, Yale Joel

Depois de passar por museus norte-americanos, a mostra fotográfica “Visionário Americano: vida e época de John F. Kennedy” viaja pelos Centro Binacionais brasileiros escolhidos pela Embaixada Americana e chega ao Ibeu – único curso de inglês certificado pela Embaixada. Em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos, a exposição realizada na Galeria de Arte Ibeu é baseada no livro “JFK: uma visão para a América” – lançado em 2017 e com curadoria de Lawrence Schiller – e composta por 25 fotografias extraídas de uma das coleções mais completas e pesquisadas sobre o legado de Kennedy, com imagens selecionadas da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy, Biblioteca da Fundação John F. Kennedy, Getty Images, além do acervo privado e arquivos da família Kennedy.

O governo de Kennedy coincide com uma era de ouro do fotojornalismo nos Estados Unidos. Nenhum outro político foi mais fotografado que ele, desde sua primeira candidatura ao Congresso, passando pelo casamento com Jacqueline Bouvier em 1953 e por sua trágica morte em 1963. Fotógrafos documentaristas como Ed Clark, Ralph Crane, Philippe Halsman, Jacques Lowe, Steve Schapiro e Sam Vestal capturaram o otimismo e os desafios do início dos anos 1960 em algumas das mais vívidas imagens da época.

O livro que inspira a exposição destaca os melhores discursos de Kennedy, juntamente com artigos de historiadores, principais pensadores políticos, escritores e artistas. Na publicação, Kennedy é apresentado como um líder provocador, inspirador, eloquente e sábio a respeito de temas abrangentes, incluindo direitos civis, corrida espacial, meio ambiente, imigração, crise dos mísseis cubanos, entre outros.

Compartilhar: