Travessias, fissuras, rupturas – Arte, crise e insurreição | Caixa Cultural Brasilia

De 25 a 30 de setembro, de terça a domingo, a CAIXA Cultural Brasília recebe a terceira edição da “Semana Pensamento Criativo”, evento voltado para profissionais e estudantes que atuam nas cadeias produtivas das Artes Visuais, Filosofia, Antropologia, Design, Fotografia, Cinema, Jornalismo, Arquitetura, Música, Artes Cênicas, Literatura, Produção Cultural, Moda, Publicidade e entre outras. A temática do encontro deste ano é “Travessias, fissuras, rupturas – Arte, crise e insurreição” e trará para Brasília pensadores, filósofos, criadores, artistas, psicanalistas e designers gráficos para palestras e oficina. Os interessados devem retirar seus ingressos na Bilheteria da CAIXA Cultural Brasília uma hora antes de cada palestra. A entrada é franca. A CAIXA Cultural Brasília fica no Setor Bancário Sul (SCS) Quadra 4 Lotes 3/4. Classificação indicativa, 14 anos.

Na Semana Pensamento Criativo 2018, os palestrantes foram reunidos por afinidades e complementaridade de pesquisas, vivências e temas abordados. O ciclo de palestras começa no dia 25 de setembro, terça-feira, com a artista visual Sara Ramo, e o filósofo Peter Pál Pelbart. Na quarta-feira, 26, Zéh Palito, que junto com Rimón Guimarães forma o Cosmic Boys, faz palestra ao lado da arquiteta e urbanista Marta Bogéa.  Na quinta-feira, 27, é a vez de o artista radicado em Pernambuco Jonathas de Andrade da crítica e curadora Clarissa Diniz falarem ao público. O ciclo de palestras se encerra na sexta-feira, 28, com a artista visual Virgínia de Medeiros e o psicanalista Edson Luiz de Souza. As palestras acontecem das 19h às 22h30, em dois tempos de uma hora e 30 minutos e intervalo de 30 minutos. As vagas são sujeitas à lotação do Teatro da CAIXA Cultural Brasília, que dispõe de 406 lugares (8 reservados a cadeirantes).

No sábado e no domingo, 29 e 30 de setembro, das 14h às 19h, os designers Lucas Gehre e Neno realizarão a Oficina de Auto-publicação. A oficina de Auto-publicação é um espaço para exercitar e entender o que é publicar, trabalhando algumas das principais questões envolvidas, independente da mídia escolhida (por exemplo: zines, publicações digitais, livros, periódicos, impressos diversos, etc). Serão ofertadas 20 vagas para a oficina, que será realizada na Sala Gente Arteira da CAIXA Cultural Brasília. Os interessados deverão se inscrever pelo site do evento www.semanapensamentocriativo.com.br e submeter seus portfólios para avaliação. A participação dos selecionados é franca.

Compartilhar: