Thiago Gadelha | Jeffrey Store

Thiago Gadelha, premiado em Hollywood no Independent Television Festival pelo projeto “Small Bits of Happiness”, série de TV que criou e que também lhe rendeu a nomeação do Green Light Awards, no South by Southwest Film Festival, em Austin, EUA, integra desde sua formação, há quatro anos, a equipe de criação da comédia “Tá no Ar”, da TV Globo. Ainda adolescente foi para Londres com o objetivo de estudar cinema, completando sua formação na New York Film Academy, em Los Angeles, com especialização em roteiro na UCLA, e voltou ao Brasil em 2013, e desde então mora no Rio de Janeiro.

Paralelamente a sua atividade como roteirista, Thiago nunca deixou de desenhar, hábito que trouxe da infância, e que usava para fazer seus storyboards. Por amigos em comum, seu trabalho como desenhista foi descoberto ainda nos EUA pelo colecionador de arte e empresário Richard Barrie, filho do fundador da Fabergé, George Barrie, que o incentivou a se dedicar à pintura. Thiago começou a pintar, e ganhou de Barrie e sua mulher – a ex-modelo britânica Lynn Partington – uma residência artística em Sarasota, Flórida, onde produziu mais de trinta telas, adquiridas por colecionadores de arte locais e pelo casal de mecenas.

Agora Thiago Gadelha se prepara para mostrar pinturas recentes e inéditas, em que usa diversos materiais como acrílica, carvão, pastel seco e oleoso sobre tela. Em alguns trabalhos, ele aplica pequenas esculturas de algodão que aplica na tela, criando volumes. Para ele, este é um desdobramento natural dos traços curtos que marcavam seus trabalhos, que recentemente percebeu estarem ligados a uma memória de infância, da observação diária que guarda de uma xilogravura de Francisco da Silva na casa de seus pais.

A exposição “Abraços longos”, na Jeffrey Store, tem onze pinturas de formatos variados: de 1,50m x 1,50m a 53cm x 53cm.

Em 2011, o rapper norte-americano JayNast incluiu telas de Thiago no cenário de seu videoclipe “Good 2 Go”. Em 2013, assinou a arte da capa do álbum “Sobre Amor e o Tempo”, de Luiza Possi e a direção da turnê da cantora.

Thiago Gadelha mora em uma vila em Copacabana, onde mantém a mesa de trabalho no andar de baixo e o ateliê de pintura no de cima. Ele diz que já não briga mais com a multiplicidade de funções. “Hoje já aceito com naturalidade a invasão de um mundo no outro. Às vezes estou escrevendo e surge uma ideia boa para a pintura, e também acontece o contrário. Migro sem problema”, diz. Ele observa que a abordagem social, um tema forte em “Tá no Ar”, é um elemento presente também nas pinturas. Trabalho o tempo todo, mas com muito prazer. Amo escrever, e amo pintar”!
Para conhecer o trabalho do artista, visite o site thiagogadelha.com.

Compartilhar: