Bate Papo sobre a exposicao Teodoro Dias | Galeria Estação

No dia 29/, terça-feira as 19h haverá uma bate-papo com o curador Jose Bento Ferreira e o artista convidado José Spaniol.

 

Exposição

Em 2015, a Galeria Estação realizou a primeira exposição de Teodoro Dias, que, com curadoria de Rodrigo Naves, exibiu óleos sobre tela, painéis, gravuras em metal, além de objetos tridimensionais. Agora, em sua segunda exposição na galeria, com curadoria de José Bento Ferreira, estão reunidas 30 telas, concebidas recentemente. O conjunto proporciona um encontro mais intenso com seu universo pictórico atual, marcado por traços precisos produzidos com têmpera de caseína sobre compensados de madeira em dimensões maiores do que as exibidas anteriormente.

Ao apresentá-lo em seu espaço, a Galeria Estação reafirma seu interesse em promover artistas que fazem arte com a natureza e a vida ao redor. Há 20 anos Teodoro Dias passou a se dedicar exclusivamente à pintura depois de trabalhar por outros vinte anos como agrônomo. Como aponta o curador, muitas das cores que aparecem nos seus trabalhos provêm de tintas produzidas a partir de diversos tipos de solo coletados por ele e meticulosamente armazenados em frascos rotulados com informações sobre os locais de origem. “Olho muito o sol, a terra, o contraste entre a terra e a vegetação”, afirmou ele, “a minha referência é a natureza”, afirma Dias.

Segundo o curador, a poderosa experiência de expressão nas obras do artista consiste nas combinações entre as linhas, nas variações entre os campos de cor que elas formam e nas diferentes intensidades dos traços. Apesar da semelhança entre as pinturas, cada trabalho desperta uma experiência única para um olhar atento: tempo é a palavra-chave.

Compartilhar: