Serguei Maksimishin | Caixa Cultural de São Paulo

A exposição “O último império”, do fotógrafo russo Serguei Maksimishin – considerado um dos maiores nomes da sua geração em âmbito mundial – retrata a vida da Rússia contemporânea. Com curadoria realizada por Luiz Gustavo Carvalho, a mostra apresenta 65 fotografias, que revelam diversas facetas e aspectos da Rússia pós-soviética.  O projeto é uma realização da Ars et Vita e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Artisticamente, a obra de Maksimishin reflete um virtuosismo na relação com a luminosidade, enquadramento, assim como na construção das imagens, mostrando a complexidade do universo artístico de um fotógrafo que não se contenta em compreender a sua sociedade superficialmente. O fotógrafo permite ao espectador uma imersão no complexo e profundo universo de um país de proporções continentais. A Rússia de Serguei Maksimishin é retratada por cenas cotidianas, que abrangem todos os meridianos do país, de Kaliningrado a Kamchatka.

O artista e o curador da exposição estarão presentes na abertura do evento e realizarão uma visita guiada com o público, abordando aspectos da escola de fotografia russa e o panorama da fotografia russa contemporânea, assim como a obra e as atividades do artista. Desta forma, o público interessado poderá traçar paralelos e identificar semelhanças e diferenças entre o cenário fotográfico na Rússia e no Brasil.

Classificação indicativa: a partir de 12 anos.

No dia 12 de julho, quinta-feira, às 17h, haverá o lançamento do catálogo da mostra, com distribuição gratuita, seguida de visita guiada com o curador.

Compartilhar: