Rosângela Rennó | Instituto Moreira Salles RJ

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro abre a exposição #RioUtópico, um projeto em construção da artista Rosângela Rennó. A exposição apresenta a paisagem carioca não icônica a partir do mapeamento de 50 localidades cujos nomes sugerem algum tipo de utopia urbana, como Campo da Paz, Jardim Paraíso e Morada dos Sonhos. Valem bairros, conjuntos habitacionais e comunidades.

Ao longo dos últimos meses, colaboradores escolhidos e espontâneos enviaram fotografias à artista, que selecionou localidades e as cerca de 250 imagens que abrem a exposição. Enquanto a mostra estiver em cartaz, a artista continuará recebendo e selecionando imagens através de uma convocatória aberta, e essas fotos serão periodicamente acrescentadas às paredes do espaço expositivo. A curadoria da exposição é de Thyago Nogueira, coordenador de Fotografia Contemporânea do IMS e editor da revista ZUM, e de Valentina Tong (assistente).

No dia 16 de dezembro, sábado, às 17h, a artista abre a exposição com uma conversa com o curador. O piso da sala expositiva abrigará um grande mapa com todo o território da cidade do Rio de Janeiro e as paredes serão forradas com os nomes e imagens das 50 localidades selecionadas pela artista. Cada localidade estará identificada no mapa e contará com informações sobre sua origem e desenvolvimento. Até o fim da mostra, a artista pretende reunir pelo menos 1000 fotografias cariocas.

Compartilhar: