Rio: Energia em Movimento | Centro Cultural Light

Iluminação, transporte, gás, telefone, energia elétrica. Foram muitas as novidades que chegaram à população no início do século XX. Mas o que mudou na vida das pessoas e no fluxo da cidade? Como todas as novidades eram anunciadas naquela época? Esses são os temas da exposição “Rio – Energia em Movimento” que fica em cartaz no Centro Cultural Light entre os dias 10 de maio e 30 de agosto.

A mostra conta com 164 imagens que fazem parte do acervo histórico da Light. Entre elas fotografias de Augusto Malta, propagandas antigas e recentes, além de exemplares da Revista Light, que circulou no início do século XX.

Outras curiosidades são as propagandas que aparecem na Revista Light, entre 1928 e 1940. As propagandas incentivavam a população a usufruir dos benefícios trazidos pela energia, telefone, gás e transporte público. Eram uma verdadeira inovação para a época e tinham o objetivo de mostrar ao cliente que aqueles serviços estavam ao seu alcance e facilitariam seu dia a dia.

A mostra faz um paralelo entre essas propagandas antigas e outras mais recentes, que já abordam os temas de uma forma mais preocupada com o desperdício e o uso eficiente da energia elétrica. Isso fica claro quando são apresentados cômicos anúncios da década de 1990, época em que o país começou o movimento de conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica.

A última parte da exposição faz um convite para a reflexão sobre três temas importantes para o setor elétrico e que têm impacto para toda a sociedade, são eles eficiência energética, segurança na rede elétrica e combate ao furto de energia, os famosos “gatos”.

Compartilhar: