Residência Móvel | Casa de Cultura da América Latina

De 19 a 22 de setembro, os artistas visuais Gu da Cei, Marcela Campos, Thalita Perfeito e RUT realizarão ações performáticas, intervenções e proposições urbanas e vídeo no Setor Comercial Sul e nas Regiões Administrativas do Distrito Federal: Águas Claras, Ceilândia e Planaltina. As performances acontecem durante a Semana da Mobilidade e são resultado da residência artística realizada entre os meses de agosto e setembro. A professora e orientadora da Residência Móvel realizará uma série de proposições urbanas. A Residência Móvel é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e tem o apoio da Secretaria de Mobilidade (SEMOB) e da Casa da Cultura da América Latina (CAL|UnB). A participação do público é gratuita e livre para todos os públicos.

A Residência Móvel tem como objetivo investigar as relações entre a desterritorialização, o fluxo e a mudança de paisagem estimulam e encorajam de forma contundente seu pensamento crítico, instigar as noções de uso e ocupação do território, promover experiências de imersão nos espaços compartilhados pela maioria dos cidadãos, provocar a prática consciente dos potenciais e limitações dos dispositivos existentes para a mobilidade da população.  Os artistas foram selecionados por uma comissão formada pelas professoras Cecília Bona e Luísa Günther e os curadora e críticos de arte Marília Panitz e Matias Monteiro. Durante cinco semanas, Gu da Cei, Marcela Campos, Thalita Perfeito e RUT participaram de visitas de campo no Plano Piloto e nas Regiões Administrativas e palestras com a arquiteta e urbanista Carolina Pescatori, Raphael Barros Dorneles, da ONG Rodas da Paz, e o arquiteto e urbanista especializado em mobilidade urbana e funcionário da Secretaria de Mobilidade Urbana do Distrito Federal Bruno Terra.

Como parte da programação da Residência Móvel, no dia 19 se setembro, das 19h às 22h, no auditório da Casa de Cultura da América Latina (CAL), acontece a Mesa Redonda com a participação dos artistas que participaram da residência artística, dos orientadores e do grupo de pesquisa Projeto Mobilidade Urbana Saudável UnB. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A CAL fica no Setor Comercial Sul Quadra 4, Edifício Anápolis. A entrada é franca e livre para todos os públicos.

Compartilhar: