Renata Lucas no Pier Mauá

Intervenções do Museu do Homem Diagonal, de Renata Lucas, estarão expostas na região do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, até 31/10.

O projeto, resultado do prêmio Absolut Art Award 2013, comenta as transformações que a área está passando em meio ao processo de implantação do Porto Maravilha.

A Absolut tem o prazer de apresentar o projeto vencedor do Absolut Art Award 2013, de Renata Lucas., que expõe uma série de intervenções arquitetônicas site-specific na área do Píer Mauá. Essas instalações temporárias fazem uso da rica história socioeconômica da vizinhança, área que atualmente passa por um acelerado processo de ‘revitalização’ e por grandes transformações em sua infraestrutura.

Todas essas ambiciosas intervenções estão expostas ao público dando sequência ao ‘Museu do Homem Diagonal’, projeto contínuo que já teve elementos expostos com sucesso pelo mundo afora. Guiadas pelo interesse da artista no impacto da arquitetura no indivíduo assim como na fluidez do espaço, a série de instalações temporárias de Renata Lucas cria um caminho diagonal – literal e metafórico – através da paisagem urbana, convidando o público a simultaneamente considerar a história, o presente e o futuro do local.

Como centro das instalações, Renata criou uma passagem diagonal por um galpão abandonado, fazendo cortes na estrutura do edifício para criar duas portas giratórias, subvertendo a arquitetura original e trazendo o lado de fora para dentro e vice-versa.

A artista, em parceria com Arto Lindsay, Radio Lixo, Badenov e Diogo Reis, também criou uma ‘paisagem sonora diagonal’ para o espaço, que será apresentada em performance na noite do dia 11, de setembro, quinta-feira às 21h.

Outras instalações têm seu foco em elementos do dia-a-dia carioca que muitas vezes passam desapercebidos, como vendedores de rua. Camelôs localizados do lado de fora de prédios importantes da região, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e a seção Lupa da ArtRio, venderão discos de vinil e hologramas especialmente criados para o projeto e em edição limitada. Alguns dos itens vendidos pelos camelôs também estarão à venda na ArtRio, questionando a essência do que constitui uma obra de arte. A presença desses vendedores de rua é particularmente pungente, já que muitos dos camelôs que ficavam na área foram deslocados como resultado das obras de ‘revitalização’ da cidade.

Projetos não realizados e os processos envolvidos na busca da realização destes projetos são tão importantes para a prática de Renata Lucas quanto aqueles finalizados e expostos. Uma grande seleção destes fará parte de uma revista que servirá de legado para o projeto. Baseada na publicação dos anos 1950 Habitat, criada por Lina Bo Bardi, a revista de Renata Lucas vai explorar a dimensão pública da arquitetura, se tornando uma espécie de paradigma, alternando e se situando entre o passado e o presente.

“O Museu do Homem Diagonal é um processo de longo prazo em constante evolução. É fantástico ter a oportunidade de efetuar tantos de seus elementos de uma só vez na cidade onde vivo e em um momento tão significativo na história do Píer Mauá”, diz Renata Lucas, artista.

“O Absolut Art Award existe para dar a artistas como Renata Lucas a oportunidade de expandir seus limites criativos e de criar projetos que, sem o prêmio, não seriam possíveis. Estamos encantados com essa série de instalações ambiciosas que fazem uma conexão tão incrível entre o passado e a transformação presente Píer Mauá”, diz Saskia Neuman, Gerente Global de Arte da Absolut

Absolut Art Award

O Absolut Art Award foi instituído em 2009 para celebrar os 30 anos de colaborações criativas da Absolut com artistas. O prêmio oferece a um artista e um escritor/teórico da arte uma oportunidade única de realizar seus projetos dos sonhos, demonstrando nosso compromisso contínuo na colaboração com projetos transformadores dos talentos mais criativos do mundo.

Em 2012 a Absolut anunciou um novo formato para o Absolut Art Award, oferecendo reconhecimento e recursos para projetos tanto de artistas quanto de escritores. O vencedor da categoria ‘Art Work’ recebe um prêmio em dinheiro de 20 mil Euros e um orçamento de desenvolvimento e produção de projeto de 100 mil Euros. O vencedor da categoria ‘Art Writing’ recebe um prêmio de 20 mil Euros em dinheiro e um orçamento de 25 mil Euros para desenvolver uma nova publicação.

Em setembro de 2013 Renata Lucas foi premiada com o Absolut Art Award na categoria ‘Art Work’ em uma cerimônia em Estocolmo, na Suécia. O júri 2013 foi liderado pela presidente do júri Carolyn Christov-Bakargiev e os membros do júri 2013 eram curadores renomados como Beatrix Ruf, Maria Lind, Chus Martinez e a artista Susan Hiller. A vencedora do 2013 Absolut Art Award na categoria ‘Art Writting’ foi Coco Fusco, que publicará seu projeto vencedor no segundo semestre de 2015.

 

Compartilhar: