Raul Mourão | MuBE

O Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) abre três mostras, sendo uma delas de Raul Mourão, artista representado pela Galeria Nara Roesler, intitulada Você está Aqui. Parte do projeto de revitalização do museu a partir de uma nova linha curatorial, as propostas, que abrigam ainda trabalhos de Albano Afonso, Chiara Banfi e Kassin, ocupam os principais espaços do Museu e são parte do projeto de revitalização do MuBE que contempla, entre outras ações, uma nova linha curatorial.

A sentença Você está aqui, título da mostra de Raul Mourão, geralmente é encontrada em mapas e sistemas de localização e trata-se de uma indicação de um local preciso. Mas, na mostra, Aqui indica o lugar que o espectador ocupa e a mostra acontece, em um determinado instante. Mesmo que o aqui não seja fixo, sempre estamos aqui em relação a nós mesmos.

A mostra dialoga com a arquitetura do museu e seus espaços. A rampa, os diferentes níveis de piso da sala expositiva e a marquise da área externa se integram ao trabalho do artista.

A matéria-prima dos trabalhos são estruturas modulares: todos os trabalhos são feitos de tubos, braçadeiras e um pensamento elementar. Um sistema construtivo racional e simples que permite o aparecimento quase instantâneo de enormes construções na paisagem – da mesma forma que seu desaparecimento. Peças lúdicas que “beliscam” a arquitetura e evocam espontaneidade e descontração por parte do corpo do visitante.

O movimento ritmado e o equilíbrio das esculturas entretêm o público, atraem o olhar, sem deixar de provocar questionamentos. Será que a exposição está pronta? A aparência de inacabado, a transparência das peças são relevantes ao chamarem atenção para o processo de construção, para o devir.

Mais do que um prédio, o MuBE é uma praça, um local de encontro e convivência com a arte e, as obras, dispostas de maneira a ativar a área externa. Este é um programa contínuo que está sendo implantado no Novo MuBE.

No mesmo dia, os artistas Albano Afonso, Chiara Banfi e Kassin também abrem suas mostras, que ocuparão os principais espaços do museu. As individuais são parte do processo em curso de revitalização do museu

Compartilhar: