PLACES OF POWER

© Divulgação

A Luciana Brito Galeria prorrogou em mais duas semanas a exposição “Places of Power”, de Marina Abramovi? (Belgrado, Sérvia, 1946 – vive em Nova York), artista que representa desde 2007. Em cartaz agora até 30 de maio, a mostra reúne cerca de 30 obras – entre fotografia, objeto, instalação, desenho, vídeo e registro de performance – que revelam a forte ligação que Abramovi? vem construindo com o Brasil nas últimas décadas.

Na seleção de trabalhos, está a série inédita que dá nome à exposição e foi produzida a partir de uma viagem da artista por diferentes estados brasileiros, entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013. Pesquisando as fronteiras entre arte e espiritualidade, ela foi para Goiás, onde visitou o me?dium Joa?o de Deus e lugares sagrados no Alto Paraíso; na Bahia, conheceu rituais de candomblé, a Igreja do Nosso Senhor do Bomfim e teve experiências com xamanismo, ayahuasca e rituais dos índios Cariri Xoco?; já em Minas Gerais, aprofundou seus conhecimentos sobre o poder dos minerais brasileiros.

Na mostra, são exibidos retratos como Artist Portrait with a Rose e Portrait with Jesus, e fotos diversas, como Sleeping By The Fire Pit e Levitation in the Garden of Maitreya. Além desta série, a viagem resultou em um documentário, que deve ser lançado ainda em 2015.

“Places of Power” também reúne importantes trabalhos da artista dos anos 1970 a 1990, entre eles, títulos que serão expostos pela primeira vez no país. É o caso dos desenhos de seus Brazil Diaries, realizados entre 1990 e 1995, como estudo para a confecção de seus Objetos Transitórios, entre eles, Shoes for Departure, que é apresentado junto com objetos recentes da série The Communicator. São peças desenvolvidas a partir dos moldes da cabeça, mãos e pés de Marina e cristais brasileiros.

A exposição exibe ainda o registro da performance Nude with Skeleton e a grande instalação Spirit Cooking, que ocupa todo o salão principal da galeria. A obra traz receitas pintadas pela artista nas paredes, utilizando sangue de porco, ao lado de objetos e prints de desenhos e de outras receitas.

As informações da agenda são de responsabilidade das equipes de produção e divulgação das exposições e não representam o ponto de vista da Dasartes.

Compartilhar: