Paulo Nenflidio | Caixa Cultural São Paulo

A Caixa Cultural São Paulo apresenta de 28 de agosto a 03 de novembro de 2019, a mostra “Invenções Híbridas”, do artista paulista Paulo Nenflidio, que explora, de forma inovadora, o elo entre artes visuais, ciência, eletrônica, música e tecnologia.

Sob a curadoria de Fernanda Vogas, “Invenções Híbridas” apresenta 18 obras criadas pelo artista nos últimos 15 anos, que além do reconhecido valor estético, apresentam aspectos interdisciplinares, onde estão presentes som, eletrônica, movimento, aleatoriedade, robótica, física, interação e novas tecnologias.

Dentre as obras que compõem a mostra, a obra “Monjolofone”: uma máquina de música aleatória e automática, movida a água. Para a máquina funcionar, o visitante precisa bombear a água do coletor para o reservatório e abrir as torneiras das respectivas notas musicais. A composição musical fica por conta do visitante; quanto mais torneiras abertas, maior a velocidade das percussões. Para ouvir músicas mais lentas, basta fechar um pouco as torneiras. Nessa relação de cumplicidade e comprometimento, para além da leitura, o espectador contribui com o resultado da obra.

“A arte híbrida é um movimento de arte contemporânea que explora novas áreas de expressão em conjugação com outras linguagens (robótica, ciências físicas, tecnologia de interface experimental, biologia, entre outras). Transitar na obra híbrida de Nenflidio é caminhar por um espaço de deslocamentos entre arte, ciência e tecnologia”, afirma Fernanda Vogas – curadora da exposição.

Compartilhar: