Oscar Oiwa | Japan House SP

A Japan House apresenta a mostra ‘Oscar Oiwa no Paraíso – Desenhando o efêmero’, com uma seleção de trabalhos e uma instalação inédita do artista plástico nissei Oscar Oiwa, que consolidou seu estilo estético no Japão fortalecendo sua carreira na cena artística contemporânea nipônica.

Exclusivamente para a Japan House São Paulo, Oiwa apresentará a instalação Paraíso, um desenho em 360 graus de uma paisagem projetada pelo artista dentro de um balão inflável em material vinilico. Os visitantes serão convidados a entrar nesta obra e, assim, fazer parte deste imaginário de Oiwa, em uma integração única. Além desta peça, estarão expostas também três telas do paulistano: The Dream of the Sleeping World (2009), After Midnight (2010) e Invisible Sea (2010). O reconhecimento mundial do Oiwa pode ser observado também pela presença de suas obras em acervos de museus pelo mundo como o The National Museum of Modern Art, Tokyo e Phoenix Museum of Art.

“É extremamente simbólico abrigarmos esta exposição no momento de comemoração de 110 anos da imigração japonesa no Brasil.” afirma Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JAPAN HOUSE São Paulo. Durante a década de 90, Oiwa viveu 11 anos no Japão, onde consolidou as influências do país de origem de seus ancestrais. “O fato de o artista migrar para o Japão, ou seja, fazer o caminho inverso de seus pais, ilustra perfeitamente a forte ligação entre as duas culturas, ressaltando o magnifico e centenário intercâmbio entre Brasil e Japão.”, conclui Natasha.

Com mostras individuais e coletivas em cidades como Londres, Nova York, Paris, Seul e Tóquio, Oiwa se apoia constantemente em desenhos para construir suas obras, algo perceptível em suas telas. “Sempre gostei muito de desenhar, o que considero a forma mais básica de se expressar visualmente. Um lápis e uma folha em branco, não há uma mídia mais simples do que isso”, relata o artista.

Compartilhar:
Caixa SP