Open Studio | Residência Artística FAAP

A Residência Artística FAAP, mantida pela Fundação, no Edifício Lutetia, realiza no dia 9 de junho o ‘Open Studio’ dos artistas residentes. O evento – gratuito – é uma oportunidade para que o público conheça os artistas, as diferentes culturas, os trabalhos e as pesquisas que estão desenvolvendo na capital paulista, suas experimentações e interações com a cidade, além de visitar os espaços nos quais passam uma temporada de investigações artísticas.

Durante o evento, será apresentada em vídeo a intervenção experimental denominada Untertage, que aconteceu no campus da FAAP. Trata-se de uma instalação site specific, como definem os artistas: a alemã Ursula Gaisbauer e a irlandesa Rhona Byrne, ambas participantes do Programa da Residência Artística FAAP, e o italiano Friedrich Engl, que atualmente vive em São Paulo. A ideia surgiu durante a participação de Ursula nos Seminários de Investigações Contemporâneas dos Cursos de Artes Visuais da FAAP.

“Untertage foi produzida a partir de um processo de desconstrução, transformação, reconstrução e reposicionamento que, dessa maneira, transformam-se em ações contrárias ou aparentemente antagônicas, mas poeticamente repensadas pelas mãos dos artistas que trabalham lado a lado com quem desmonta, demole e inicia a reforma desse espaço, momentaneamente transformado em uma ’caverna’, na qual os trabalhadores – operários e artistas – desenvolvem suas atividades”, explica o professor Marcos Moraes, coordenador dos cursos de Artes Visuais e da Residência Artística FAAP.

Ambiente de pesquisa, estímulo e difusão do pensamento crítico para as práticas artísticas contemporâneas, a FAAP apresentou o trabalho nos dias 8 e 9 de maio (terça e quarta-feira), das 9h às 21h, em seu campus de São Paulo.

Participam do Open Studio oito artistas, entre brasileiros e estrangeiros, de países como Irlanda, Suíça e Alemanha.

Catalina Jaramillo Quijano – Colômbia

Léa Meier – Suíça

Luiza Crosman – Rio de Janeiro, Brasil

Michel Masson – Rio de Janeiro, Brasil

Nathalie Nery – Rio de Janeiro, Brasil

Noara Quintana – Santa Catarina, Brasil

Rhona Byrne – Irlanda

Ursula Gaisbauer – Alemanha/Áustria

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer tempo e espaço para a pesquisa e o desenvolvimento de projetos – de forma temporária – para artistas estrangeiros e, também, para brasileiros que residem foram do Estado de São Paulo.

Compartilhar: