Olho por olho – arte e documentação | Galeria Aliança Francesa

“Olho por olho – arte e documentação”  é a primeira exposição coletiva dos 10 consagrados fotógrafos cariocas que fazem parte da galeria virtual PICTORIO: Alexandre Sassaki, André Teixeira, Custódio Coimbra, Delfim Freitas, Gustavo Stephan, Marcia Foletto, Marcio Menasce, Marcos Tristão, Oscar Cabral e Zeca Linhares.  Com curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, a mostra reúne 26 obras, 20 de livre expressão estética e seis de documentação de manifestações políticas nas ruas do Rio de Janeiro.

Um grande diferencial desta mostra é que as imagens de livre expressão estética – em sua maioria paisagens e  todas em preto-e-branco – são impressas em dois processos especiais, um que vem dos primórdios da fotografia, conhecido como “Platinum Palladium”, e outro, de última geração, chamado “Piezografia”. Esse processo de impressão usa tintas monocromáticas à base de carbono.

São usados sete tons de tinta preta, que fazem impressões com realce nos detalhes de sombra e altas luzes, em alta resolução. A longevidade da tinta de carbono inclui estabilidade ao seu tom de cor e metamerismo zero. Todas as impressões são feitas em papel Fine Art Canson Infinity Baryta Photographique, de fabricaçãofrancesa.  O resultado são imagens de impacto e beleza singulares.  “Paliando o rigor estético do registro fotográfico ao processo oitocentista do “Platinum Palladium” e à  Piezografia,  técnica de última geração,  esta exposição une as duas pontas da tensão original em imagens excepcionais que ainda deixam espaço para a força da documentação jornalística em estado puro, ressalta o curador Milton Guran. Criada em 2017 pelos fotógrafos Alexandre Sassaki e Delfim Freitas, a Pictorio se caracteriza por apresentar fotos de temas cariocas, notadamente paisagens.  Com imagens mais pictóricas do que era de se esperar de fotógrafos criados no fotojornalismo, a “OLHO POR OLHO” apresenta trabalhos nascidos dos seus projetos autorais, fora do calor das redações de jornal e revista e que enaltecem as paisagens deslumbrantes do Rio de Janeiro.

 

Compartilhar: