Novas Poéticas | Curitiba

O programa de exposição de arte contemporânea “Novas Poéticas” inaugura mais uma exposição em seu terceiro ano de atividades. Desde que surgiu em 2014, o projeto exibe o trabalho de diversos artistas-pesquisadores de diferentes regiões do Brasil através de uma convocatória anual. Praticando experimentações na criação de mostras, o Novas Poéticas segue produzindo suas proposições com o desejo do encontro e da troca entre artistas, curadores, produtores e pesquisadores do País.
A exposição, como se verá, comporta linguagens diversas: tendências formalistas, aspirações sócio-políticas, pesquisas de si, da paisagem, do entorno, da matéria e suas qualidades, da tecnologia. O que se revela, sobretudo, é o frescor de trabalhos que compartilham a condição de uma pesquisa em desenvolvimento e formação. O frescor de perseguir e caçar alguma linguagem.
Com um novo formato em 2016, a terceira edição do Novas Poéticas trará também novas abordagens.  Além da exposição local com os artistas selecionados em convocatória, uma exposição online também será inaugurada em parceria com a EIXO Arte, galeria virtual que produz exposições através de recursos 3D e multimídia. Outra novidade nesta edição é a parceria com a Limited Edition Art, projeto da empresária e galerista Malu Meyer, que trará aos visitantes a possibilidade de adquirirem as obras da exposição.
Investigando um novo território, desta vez, o Novas Poéticas será realizado não só em outro Estado como também em uma nova instituição que acolheu o projeto de braços abertos. A Fundação Museu do Futuro é uma organização sem fins lucrativos, comprometida com o desenvolvimento humano sustentável, o combate à pobreza, a redução da injustiça social e a luta contra todas as formas de discriminação e preconceito. E tem como objetivo maior, promover e financiar projetos sustentáveis de desenvolvimento humano por meio da educação e da cultura. No momento em que a Fundação Museu do Futuro completa 15 anos, a instituição acredita que nada seria mais apropriado que acolher o trabalho de novos talentos da Arte Contemporânea no Brasil em uma exposição aberta ao público.
23 artistas foram selecionados na convocatória lançada em junho por uma comissão curatorial formada por Germano Dushá, Guilherme Gutman e Pollyana Quintella. Além destes, o coordenador geral do projeto Philipe F. Augusto, convidou outros artistas participantes do programa em 2014 e 2015 para se reunirem aos novos selecionados em comemoração aos 3 anos de projeto.
Conheça os artistas participantes:
Alexandre Colchete – Aline Baiana – Ana Hortides – Anais Karenin – Bianca Madruga – Bruna Mayer – Carol Cherubini – Cecília Cipriano – Clara Machado – Constance Pinheiro – Debora Mazloum – Diogo Duda – Elaine Stankiewich – Elian Almeida – Erica Storer – Everton Leite – Felipe Abreu – Flávia Naves – Gustavo Torres – Ingrid Bittar – Leandro Muniz – Lena Muniz – Lívia Zafanelli – Lucas Länder – Manoela Cavalinho – Marcelo Bordignon – Mariana Teixeira – Marina Zilbersztein – Matheus de Simone – Maya Weishof – Michel Masson – Natalia Schul – Nina Lins – Priscila Heeren – Rafael Bqueer – Raylander Mártis – Rodrigo Arruda – Thiago Antonio – Yan Braz – Yuli Yamagata
Compartilhar: