New York, New York | Galeria Roberto Camasmie

A Galeria Roberto Camasmie se apresenta com a proposta de ser uma nova galeria de arte em São Paulo, no mesmo endereço do antigo ateliê de Roberto Camasmie, e inaugura “New York, New York”, dos fotógrafos Marcello Barbusci e Thales Trigo, com curadoria de Beatriz Vicente de Azevedo. Composta por 16 imagens, a coletiva apresenta o olhar dos artistas sobre aspectos humanos e urbanísticos de Nova York – cidade que povoa o imaginário de praticamente todos, inclusive daqueles que nunca lá estiveram -, criando uma experiência em torno de momentos passados ou a serem criados.

Nova York é um mito universal – cidade em constante transformação, merece ser sempre revisitada. “Os registros dos fotógrafos Marcello Barbusci e Thales Trigo conseguem transmitir a essência dessa metrópole incomensurável. Na Galeria Camasmie, respira-se NYC através das fotos”, comenta Beatriz Vicente de Azevedo.

No intuito de levar o mínimo necessário em sua viagem para Nova York, Marcello Barbusci optou por deixar aqui os equipamentos e mochilas pesados: “Decidi levar apenas meu celular para que nada me incomodasse, mas que mesmo assim, pudesse registrar todos os detalhes sem parecer turista, como na verdade eu era”. Suas imagens registram os movimentos do ir e vir através de uma tela, sem perder a imagem do todo.

Sobre a cidade, Thales Trigo descreve: “Minha relação com Nova York é antiga. Estive lá pela primeira vez em 1969, era uma cidade muito diferente. Durante a noite, caminhar pela Times Square era uma aventura para um jovem brasileiro. Diziam ser muito perigoso. A 42nd nem pensar! Voltei para lá outras vezes, aprendi a gostar e aproveitar a cidade. Essas fotografias foram feitas em diferentes viagens, mas, o espírito da cidade, para mim, contínua o mesmo que comecei a conhecer quando jovem”. O fotógrafo optou por criar cenas em preto e branco, ao longo de seus passeios descompromissados, com câmeras pequenas – Leicas M, com objetivas fixas de 24 a 50mm. “Nada exagerado. O tratamento também é simples, apenas para ajustes no preto e branco”, comenta o fotografo.

De fato, Nova York é mais que uma cidade, é um lugar mágico cujo fascínio resta inesgotável. Nos dizeres de Beatriz Vicente de Azevedo: “No coração e na memória, Marcello Barbusci e Thales Trigo trouxeram uma enorme bagagem, que através das fotos compartilham conosco, possibilitando conhecer, rever ou sonhar este lugar especial”.

Compartilhar: