Narrativas do Invisível | Itaú Cultural

Anaisa Franco, Sistema Circulatório.

Itaú Cultural recebe “Narrativas do Invisível”, mostra que apresenta ao público um recorte da produção contemplada pelo projeto Rumos 2015-2016, um dos primeiros editais públicos de fomento à arte e à cultura no país. A exposição apresenta trabalhos de 24 artistas, entre os 117 projetos selecionados pelo programa, formando um conjunto que se debruça sobre questões inquietantes do mundo contemporâneo.

Representada pela Galeria Lume, a artista multimídia Anaisa Franco é um dos destaques da exposição coletiva, que engloba variados gêneros da cultura e que pretende ser a voz da resistência dos invisibilizados da sociedade. Anaisa marca presença com “Sistema Circulatório”, uma instalação formada por um software que reproduz, sobre uma bola inflável, o tráfego aéreo do mundo em uma animação de linhas em movimento que desenham os pontos de decolagem e de chegada de todos os aviões do nosso planeta.

“No ser humano, o sangue circula, transporta e entrega os nutrientes e oxigênio necessários para as células. O projeto cria uma metáfora entre a circulação do corpo humano e o transporte aéreo, onde o tráfego aéreo está a produzindo um fluxo contínuo de acontecimentos, afetos, energias, conectando distâncias e culturas, produzindo vida”, afirma a artista.

Além de Anaisa, também integram a mostra os artistas como Sólon Ribeiro, Aline Motta e as designers Fernanda Martins e Sâmia Batista. 

 

Compartilhar: