Nadia Aguilera | Espaço Cultural Correios Niterói

Nadia Aguilera expõe a partir do dia 20 de julho, no Espaço Cultural Correios Niterói. Na mostra “Assim como aqueles que buscam”, a artista reúne cerca de 25 trabalhos com base em fotografia. Utilizando como suporte lona impressa, colagens remetem à vida nas grandes cidades, com seu emaranhado de fios e arranha-céus. A mostra de Nadia Aguilera fica em cartaz até 22 de setembro, com curadoria de Lia do Rio. A entrada é franca.

A partir do recorte de fotografias pinçadas de livros ou revistas, Aguilera cria inusitadas paisagens urbanas, montadas sob um frágil e estranho equilíbrio. Num jogo de ‘ressignificados’, o trabalho dela parte da desconstrução de algo que já se apresentava como certo, podendo se transformar em outra coisa a qualquer momento. “Por meio da colagem quero mostrar o que poder ocorrer no instante imediato. Meu enfoque é esse suspense anterior ao movimento seguinte”, conta a artista.

Segundo Lia do Rio, Aguilera faz uso de uma técnica mista na qual o desenho, a pintura e a colagem remetem a um tempo em suspensão, como na vivência de um sonho ou recordação. “Objetos e imagens aparecem em meio a arquiteturas urbanas idealizadas, enquanto personagens, por não terem com o que se relacionar concretamente, passam a fazer parte de momentos nos quais algo parece estar sempre prestes a acontecer. A dissociação entre as situações criadas dá ensejo a expectativas não cumpridas”, diz a curadora.

Compartilhar: