Mostra artística coletiva The Dance Party | Galeria Ecarta

The dance party Dehdullius Foto: Felipe Gaieski

A mostra coletiva The Dance Party acontece na Galeria Ecarta, com entrada franca. A exposição que reunirá nove artistas brasileiros e estrangeiros, com diferentes origens e propostas, busca investigar as interações entre a arte e a cultura das pistas de dança – e os reflexos disso no cotidiano. A mostra integra a programação da terceira edição do Festival Kino Beat de música e performance audiovisual multimídia. A curadoria é de Gabriel Cevallos e Leo Felipe.

Gestada nos clubes noturnos de Londres e Nova Iorque ainda nos anos 1970, a atmosfera que envolve as pistas de dança vai muito além da música e da performance de quem está ali, obviamente, dançando. Os comportamentos, a moda e a ideologia deste universo influencia, há 40 anos, os costumes, o consumo, a política e a produção artística de toda uma geração que encontrou nestes locais as suas referências. A mostra promete uma releitura destes cenários e uma interpretação da influência que esta cultura teve – e tem – na sociedade.

Além das obras e performances dos artistas, a programação inclui um registro do que é considerado a primeira rave urbana brasileira, uma festa que ocorreu simultaneamente em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, em 1992. O seminário A Teoria da Festa vai discutir, com base em pressupostos teóricos, as questões políticas e epistemológicas deste movimento.

A abertura acontece na sexta-feira (07.10), às 20h30, com a cantora, compositora e produtora musical carioca e radicada em São Paulo, Érica Alves. A cantora apresentará algumas de suas canções em formato eletrônico com sintetizadores e drum machines, explorando sonoridades que vão do house e techno ao pós-punk. Ainda no dia da abertura, a partir das 22h, haverá uma festa de ocupação do coletivo Arruaça com apresentações dos Djs Alies, Érica Alves, Cashu, L_cio e Dominik.

Compartilhar: