Moema Branquinho | Centro Cultural Justiça Federal

A artista carioca Moema Branquinho, expõe a mostra “Paisagem Sensorial – uma linguagem expressiva” no Centro Cultural Justiça Federal de 10 de novembro  de 2017 a 7 de janeiro de 2018 , de terça-feira a domingo, de 12h às 19h.

Na exposição a artista exibe obras bidimensionais e tridimensionais utilizando diferentes materiais como vidro, mármore, granito, metal, madeira entre outros. Sendo apresentado no conceito do mosaico, ou seja, técnica mista. Seus quadros, objetos e esculturas compõem subjetividades em torno do tema da paisagem. Nesta mostra o visitante poderá estabelecer o contato visual com as obras, como também sensorial. Serão expostas obras em dois espaços: Despertando os sentidos da visão e do tato. A mostra atende também ao visitante com deficiências visuais.

Formada pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts em Paris (1987-1993) especializou-se na área do Mosaico Artístico.

No Brasil teve como seus principais orientadores, seus pais: a pintora alagoana Maria Teresa Vieira e com o escultor português José Cesar Branquinho e os professores e artistas da Escola de Artes Visuais Reynaldo Roels Jr, Iole de Freitas, Guilherme Blater, El Jaick e Celeida Tostes. 

Voltando ao Brasil em 1993, onde desde então continuou desenvolvendo suas obras autorais e também projetos arquitetônicos, criando uma linguagem própria, personalizando assim este trabalho a partir da técnica de assemblage, formando uma nova concepção e dimensão do mosaico. No Currículo da artista ainda consta de publicações de artigos em revistas especializadas em mosaico como também a participação em um livro na área de restauração. Realizou diversas Exposições coletivas e individuais na Argentina, no Brasil, na França e na Itália. Moema vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Paralelo a exposição:

Bate-papo: 2° andar – Biblioteca do CCJF – 14 dez 2017, às 19h

. A Arte Musiva como proposta de Intervenção Urbana

O encontro abordará aspectos relacionados à Arte Musiva na Arquitetura. Moema Branquinho, artista e curadora da Exposição Paisagem Sensorial – Uma Linguagem Expressiva, em cartaz no CCJF, é formada em Mosaico Artístico pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris. Além de múltiplos projetos artísticos em torno da Arte Musiva, Moema desenvolve projetos na área da arquitetura, utilizando materiais de revestimento tradicional como pastilhas de vidro, mármore e granito. A artista parte da técnica de assemblage, formando uma nova concepção e dimensão do mosaico.

Compartilhar: