Moema Branquinho | Centro Cultural Justiça Federal

A artista carioca Moema Branquinho, expõe a mostra “Paisagem Sensorial – uma linguagem expressiva” no Centro Cultural Justiça Federal de 10 de novembro  de 2017 a 7 de janeiro de 2018 , de terça-feira a domingo, de 12h às 19h.

Na exposição a artista exibe obras bidimensionais e tridimensionais utilizando diferentes materiais como vidro, mármore, granito, metal, madeira entre outros. Sendo apresentado no conceito do mosaico, ou seja, técnica mista. Seus quadros, objetos e esculturas compõem subjetividades em torno do tema da paisagem. Nesta mostra o visitante poderá estabelecer o contato visual com as obras, como também sensorial. Serão expostas obras em dois espaços: Despertando os sentidos da visão e do tato. A mostra atende também ao visitante com deficiências visuais.

Formada pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts em Paris (1987-1993) especializou-se na área do Mosaico Artístico.

No Brasil teve como seus principais orientadores, seus pais: a pintora alagoana Maria Teresa Vieira e com o escultor português José Cesar Branquinho e os professores e artistas da Escola de Artes Visuais Reynaldo Roels Jr, Iole de Freitas, Guilherme Blater, El Jaick e Celeida Tostes. 

Voltando ao Brasil em 1993, onde desde então continuou desenvolvendo suas obras autorais e também projetos arquitetônicos, criando uma linguagem própria, personalizando assim este trabalho a partir da técnica de assemblage, formando uma nova concepção e dimensão do mosaico. No Currículo da artista ainda consta de publicações de artigos em revistas especializadas em mosaico como também a participação em um livro na área de restauração. Realizou diversas Exposições coletivas e individuais na Argentina, no Brasil, na França e na Itália. Moema vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Paralelo a exposição:

Bate-papo
Mosaico Contemporâneo como Expressão na Arte, na Educação e na Arquitetura
29 nov 2017, às 19h
A Arte Musiva como proposta de Intervenção Urbana
14 dez 2017, às 19h

Worskshop – Reflexão sobre experiência do mosaico na Educação
05 dez 2017, das 14h às 16h

Compartilhar: