Maria Noujaim | Galeria Jaqueline Martins

Minnelied para Duas Vênus Deitadas de José Resende - Instituto José Resende - São José do Barreiro - SP

A Galeria Jaqueline Martins apresenta a primeira exposição individual da artista Maria Noujaim (Rio de Janeiro, 1986). A partir de um corpo de trabalho que nasce de movimentos conforma-dos entre escultura e linguagem, com investigações sobre forma e poesia, a artista traz para a ex-posição quatro movimentos inéditos e seus correspondentes simbólicos — feitos por meio de aplicações de vinil sobre as paredes em um processo de espacialização da linguagem corporal.

Partindo de uma pesquisa que aborda aspectos fundamentais dos códigos de comunicação, interessada em suas origens mais primitivas, Noujaim apresentará, durante o período da exposição, diferentes séries de mov-imentos, procurando ativar múltiplas possibilidades visuais e conceituais. O programa da exposição com-preende ainda dois outros momentos, espécies de aulas-performance, chamadas pela artista de “exercícios de início”, em que o público é convidado a criar suas próprias manifestações segundo as regras propostas.

Maria Noujaim (Rio de Janeiro, 1986) é formada em Dança pela Escola Angel Vianna e doutoranda em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-RJ. Recente-mente participou de exposições em espaços independentes e institucionais, como Casamata (RJ), Áto-mos (Rio de Janeiro), Observatório (São Paulo), Oi Futuro (Rio de Janeiro), Casa França-Brasil (Rio de Janeiro), Castelinho do Flamengo (Rio de Janeiro), A Gentil Carioca (Rio de Janeiro), entre outros.

Data das performances:
20.02 / performance
28.02 / performance
03.03 / exercícios de início (03 horas de duração)
15.03 / performance
24.03 / exercícios de início (03 horas de duração)

Compartilhar: