Maria Maia | Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

A exposição “Ideias Caindo por Terra” apresenta aproximadamente 40 obras, entre pinturas e esculturas com técnicas variadas, que têm o intuito de promover a conscientização de aspectos sociais com ênfase no feminino – tão presentes nas vidas das pessoas e, muitas vezes, ignorados por setores dogmáticos da sociedade. A mostra provoca a narrativa de um universo explorado de forma lúdica e elegante, por meio de pinturas – que representam em sua maioria figuras femininas – e esculturas produzidas a partir do pano.

No mundo em que o tradicional conservadorismo dogmático das religiões e políticas premiam e alimentam inúmeras formas de preconceitos, as obras clareiam um mundo para percepções de ruptura com fantasia e sonhos da própria artista, por meio dos seus autorretratos.

Com a finalidade de conscientizar o público para um novo mundo, voltado para o bem e para a consciência universal, Maria Maia provoca as questões atuais dos processos sócio-político-culturais.

As obras de Maria recuperam a pureza da imaginação, seja por meio das bonecas de pano – por vezes representando as amigas da artista –, seja pelas personagens femininas pintadas como autorretrato, ou pela boneca de pano com pintura em tinta acrílica feita a mão e com cabelo da própria artista. Além destes trabalhos com figuras humanas, a mostra conta, ainda, com a ‘Performance interativa com tv’, que consiste em um aparelho de Tv, fone e um banquinho para que o espectador possa interagir.

Compartilhar: