Maratona Retrotopias | Edifício Magdalena Laura

Neste fim de semana (sexta, 21, e sábado, 22) e também na segunda, dia 24, o projeto de arte contemporânea Retrotopias, mostra coletiva instalada no Centro (SP), promove evento de imersão artística gratuito e aberto ao público.

Na sexta-feira, 21/09, às 18h, o Sarau do Burro apresenta performance que une poesia oral e arte de rua, apresentando tanto seu trabalho quanto abrindo o microfone para as mais diversas possibilidades de trocas com o público. Neste dia, a mostra terá horário estendido até às 22h.

No sábado, 22/09, das 14h às 15h, na praça Roosevelt, o artista Dudu Tsuda apresenta a performance para “Tempo Suspenso Ma” da série “Silêncio, espaço-tempo de resiliência-resistência”, ao lado da artista convidada Sandra Miyazawa. A seguir, quase todos os 30 artistas envolvidos no projeto estarão presentes no prédio da exposição para uma visita guiada, seguida de mesa de debate com a presença da organizadora do projeto, Renata Junqueira, da crítica de arte Daniela Bousso e do curador Marcus Lontra.

Na segunda-feira, dia 24, das 14h às 18h, o artista Arthur Scovino faz duas horas da performance Caboclo Pena Rosa, um desdobramento do projeto apresentado na Bienal de São Paulo, em 2014. Concebida especificamente para ocupar a sala “aquário” do edifício Magdalena Laura, o artista convida o público para entrar, um a um, e compartilhar de uma experiência única.

Idealizada por Renata Junqueira e Antônio Rocco, com a curadoria participativa de William Baglione, Luiz Martins e Cesar Meneghetti, a mostra Retrotopias ocupa seis andares do Edifício Magdalena Laura no centro nevrálgico de São Paulo e dá espaço à diversidade de suportes artísticos: leituras, apresentações musicais, poesia, vídeos, performances, pinturas, fotografia dentre outros.

Assim como a variedade de suportes, a lista de artistas também é diversa. Estão envolvidos: Monica Nador, Alexandre Orion, Arthur Scovino, Ding Musa, Herbert Baglione, Rodrigo Linhares, Ivan Shupikov, Cesar Meneghetti, Antonio Rocco, Luiz Martins, Giancarlo Latorraca, Guilherme Gafi, Tinho, Daniel Minchoni, Jê Américo, Cristina Elias, Andrea Boller, Katia Salvany, Sonia Guggisberg, Fyodor Pavlov-Andreevich, William Baglione, Julia Tranchesi, Allann Seabra, Marcos Mello, Anésia Pacheco Chaves, Dudu Tsuda, Bruna de Moraes, Anna Zepa, Marcos Gerez, Rodrigo Brandão e Sandra Miyazawa.

Compartilhar: