Mac Adams | Centro Cultural Fiesp – lançamento de livro

Pela primeira vez na América Latina, a exposição “Mens Rea: a cartografia do mistério” apresenta a obra de um dos principais artistas da Arte Narrativa, o britânico Mac Adams, que se naturalizou americano.

Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Anne-Céline Borey, a mostra apresenta ao público brasileiro 17 dípticos da icônica série ‘Mistérios’, além da instalação site specific ‘Cartografia de um crime’, criada especialmente para a exposição em São Paulo. Nesta instalação, o artista reflete sobre a memória e o esquecimento, por meio de uma relação passional obsessiva. Para isso, Mac Adams constrói um diálogo entre suas imagens e fotografias provenientes do arquivo do Museu Nicéphore Niépce (França), um dos mais importantes da Europa.

Artista escolhido pela França para integrar a programação do Ano Rodin em 2017/2018, Mac Adams desenvolveu um trabalho em duas ou três dimensões, que explora o potencial narrativo da fotografia e da instalação na composição de cenas misteriosas. Sua obra mistura referências dos contos do País de Gales, onde nasceu, dos romances de Arthur Conan Doyle, do cinema de Alfred Hitchcock e do cinema noir.

Assim como um contador de histórias, o artista utiliza fotos e objetos em estreita relação semiótica, incitando o espectador a penetrar o espaço/tempo entre as obras.

No dia 12 de julho de 2018, quinta, às 19h, haverá o lançamento do livro da mostra . A obra apresentará textos literários, de autores consagrados de diversas nacionalidades, feitos especialmente para os trabalhos da exposição, com o intuito de construir um diálogo entre a literatura e a obra visual de Mac Adams, um dos fundadores do NarrativeArt (Arte Narrativa), movimento artístico surgido nos Estados Unidos na década de 1970. Também fará parte do livro, um texto da historiadora e crítica de arte ZoéIsle de Beauchaine sobre o papel da mulher na obra de Adams.

Os autores convidados tiveram a liberdade na interpretação da imagem e na escolha do gênero literário para cada texto.  Entre os autores, estão Dylan Thomas Hayden(Estados Unidos),Guilherme Gontijo Flores (Brasil), Johannes CS Frank (Reino Unido/ Alemanha), Maria Cristina Bahia (Brasil), Marcus Fabiano (Brasil), Pascal Marquilly (França), Ricardo Domeneck (Brasil), Tal Nitzán(Israel) eVictor Heringer (Brasil). O livro será em português e no idioma de cada autor.

 

Compartilhar: