Le Petit Musée | Portas Vilaseca Galeria

© Ismael Monticelli

O artista gaúcho Ismael Monticelli apresenta na Portas Vilaseca Galeria, a mostra LE PETIT MUSÉE – sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro – com curadoria de Raphael Fonseca. O trabalho do artista visual porto-alegrense tem como ponto de partida a história do próprio local que está recebendo a exposição. A partir de uma pesquisa desenvolvida por meses dentro da oficina e depósito da família Vilaseca, localizada no bairro de Bonsucesso, Monticelli propõe novas narrativas a partir do deslocamento dos objetos ali guardados. Em diálogo com os chamados objets trouvés (objetos encontrados) explorados por Marcel Duchamp e outros artistas modernos e contemporâneos, o artista criou instalações e objetos tridimensionais que levam o espectador à reflexão sobre o imaginário em torno dos museus, das molduras e dos processos de institucionalização dos artistas e do estatuto da arte.

A família Vilaseca, antes de sua experiência atual com a exposição e comercialização de arte contemporânea, já possuía destaque na cidade do Rio de Janeiro através de uma tradicional loja de molduras em Botafogo, fundada em 1970, tendo célebres clientes como, por exemplo, Clarice Lispector, Iberê Camargo e Di Cavalcanti. Além disso, de 2000 a 2003, a família administrou uma loja de souvenires dentro do Museu da República, no Catete. Após seu fechamento, abriram uma segunda unidade da molduraria no Leblon, endereço atual da galeria.

Segundo o curador Raphael Fonseca, “as questões levantadas na mostra vão além de uma narrativa familiar, extravasando essas biografias e fazendo o espectador refletir sobre o peso da matéria e do tempo no que diz respeito à imaginação em torno dos museus, suas molduras e seus souvenires”. A Portas Vilaseca Galeria fica localizada no subsolo do centro comercial Vitrine do Leblon, no coração do bairro carioca.

LE PETIT MUSÉE

LE PETIT MUSÉE [“O pequeno museu”], o título da exposição, foi extraído do nome da referido comércio de souvenires localizada dentro do museu. Mantendo em mente a ideia de que o espaço compacto da galeria pode ser apreendido também como uma espécie de museu diminuto, o artista propõe a realização de três exposições diferentes e conectadas por uma arquitetura imaginária. No lugar de realizar uma exposição de longa duração dentro da mesma sala, Ismael Monticelli propõe a realização de três mostras sequenciadas onde cada uma delas é vista como uma sala diferente do mesmo museu.

A Sala 1 (aberta em 20 de setembro, terça, 19h, com visitação entre 21 de setembro e 1º de outubro) reúne molduras encontradas de diferentes materiais que ocuparão a galeria de modo instalativo em um site specific. O volume de objetos fará frente à presença do corpo humano no espaço e pode ser visto como uma metáfora da própria presença do tempo no decorrer da trajetória desse espaço físico. Já a Sala 2 (aberta em 8 de outubro, sábado, 11h, com visitação entre 10 a 22 de outubro) será organizada em torno de uma série de objetos compostos pelo artista a partir dos souvenires em desuso encontrados. Em sua maioria produzidos na virada da década de 1990 para 2000, esses objetos remetem tanto à obsolescência desses objetos que lembram uma visita ao museu, quanto à comum glorificação de pintores (em sua grande maioria homens) europeus e históricos. Tratam-se de imagens que retiram os “mestres da pintura” do seu lugar de monumento do passado e fazem o público se deparar com seu processo de massificação e ruína turística. Por fim, a Sala 3 (aberta em 26 de outubro, quarta, 19h, com visitação entre 27 de outubro e 5 de novembro) apresenta ao público objetos também apresentados de modo instalativo que utilizam obras entregues para serem emolduradas e que não foram buscadas. Esse museu de obras esquecidas é composto majoritariamente por pinturas tanto em seu estado ainda bruto de óleo sobre tela quanto também por imagens emolduradas e nunca recolhidas na molduraria.

LE PETIT MUSÉE – Sala 1
Abertura | 20 de setembro de 2016 – Terça – 19h
Visitação | 21 de setembro a 1º de outubro

LE PETIT MUSÉE – Sala 2
Abertura | 8 de outubro de 2016 – Sábado – 11h
Visitação | 10 a 22 de outubro

LE PETIT MUSÉE – Sala 3
Abertura | 26 de outubro de 2016 – Quarta – 19h
Visitação | 27 de outubro a 5 de novembro

Compartilhar: