Lançamento do livro Gonçalo Ivo, Métrica da Cor | MON

Para comemorar o sucesso da mostra “Gonçalo Ivo: A Pele da Pintura”, o artista lança hoje, a partir das 18h, o livro “Métrica da cor” no MON. Trata-se de uma entrevista que Gonçalo Ivo concedeu em inglês a Julie Karabenick, promotora do projeto curatorial Geoform, desenvolvido para a internet e dedicado à arte abstrata geométrica contemporânea.
Sobre o Livro “Métrica da cor”
O novo livro do artista Gonçalo Ivo, intitulado “Métrica da cor”, será lançado no dia 15 de fevereiro, às 18h, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O livro parte da entrevista que Gonçalo Ivo concedeu em inglês a Julie Karabenick, promotora do projeto curatorial Geoform, desenvolvido para a internet e dedicado à arte abstrata geométrica contemporânea.
“O Museu Oscar Niemeyer tem o privilégio de ser o espaço a receber em primeira mão o livro “Métrica da Cor”, de Gonçalo Ivo. A publicação bilíngue estará à venda na MON Loja e depois será distribuída internacionalmente. A palestra do curador, a visita guiada e a presença do artista são uma oportunidade excepcional para o público do museu aprofundar o conhecimento do trabalho deste artista”, destaca Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON.
No diálogo que deu vida ao livro, descortinam-se novas cores da trajetória do artista, cujas inter-relações se nutrem tanto da geometria quanto da música e da poesia. Além da entrevista, o livro apresenta uma recensão bibliográfica sobre a obra de Gonçalo Ivo e a lista de suas exposições individuais. “Como se poderá observar, sua continuidade revela tanto uma polifonia insubmissa à tonalidade de partida quanto a influência de ambiências geográficas diversas no que se avoluma em solo próprio”, analisa o editor Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos.
“Desde o início dos anos 1990, pesquiso sobre artistas cuja obra tem como base a forma geométrica. A princípio, essa pesquisa ocorreu fundamentalmente em bibliotecas — em livros de arte e catálogos. Mais recentemente, meu campo de investigação se ampliou enormemente com os rápidos progressos dos sistemas de informação digital. Artistas separados pela distância e pela língua cada vez mais podem apresentar sua obra a uma vasta audiência internacional. Não por acaso, foi pela internet que tive a sorte de descobrir a obra de Gonçalo Ivo”, revela Julie Karabenick.
Desde novembro, Gonçalo Ivo expõe no MON o maior conjunto já reunido de sua obra, na mostra “Gonçalo Ivo: A pele da pintura”. Organizada em 500 metros quadrados, a mostra tem o patrocínio da Construtora e Incorporada Laguna, que comemorou 20 anos de atividades em 2016. Segundo André Marin, diretor de incorporação da Laguna, patrocinar um artista é acreditar na arte como formadora de cidadãos conectados com o mundo. “Acreditamos na arte e em criar indivíduos cientes da diversidade cultural que nos rodeia. Estar ao lado de um artista como o Gonçalo Ivo é um orgulho para a Construtora e Incorporadora Laguna, que nestes vinte anos de existência sempre apoiou a arte e a cultura”, observa André.
O lançamento do livro “Métrica da cor” com a presença do artista Gonçalo Ivo será na próxima quarta-feira, 15 de fevereiro, às 18h, no miniauditório do MON. Na ocasião haverá a palestra “A Pintura Ampliada” do curador Felipe Scovino e visita guiada à exposição “Gonçalo Ivo: A pele da pintura”.

Compartilhar: