João Machado | Caixa Cultural do Rio de Janeiro

Lembranças materializadas em registros fotográficos estão presentes nas 40 imagens reunidas na exposição.No dia da abertura, o artista fará visita guiada.

Com curadoria de Mônica Maia, a mostra apresenta um recorte do trabalho desenvolvido por este importante fotógrafo nos últimos 15 anos. O céu estrelado do sertão baiano, a terra de chão batido, a poeira amarelada, os romeiros, os carroceiros e os caminhoneiros são algumas das memórias de infância da cidade de Xique-Xique, onde João Machado nasceu.

As obras presentes na exposição retratam, portanto, parte das suas vivências quando criança e as histórias contadas pelo pai romeiro.

As obras permitem ao espectador uma imersão no sertão de João Machado. O mosqueteiro que protege a mulher na cama, o retrato de um homem na parede de um bar, o vestido de noiva na fachada de uma casa de pau a pique, a luz da cozinha que atravessa a janela do casebre e ilumina a noite escura estão entre as imagens, todas realizadas nas cidades de Xique-Xique e Bom Jesus da Lapa.

Compartilhar: