Impactos da Tecnologia nas Relações Humanas – Perspectivas a partir de Black Mirror | Itaú Cultural

Nos dias 15, 22 e 29 de maio (sempre quartas-feiras), das 19h às 21h30h, o Itaú Cultural realiza a programação Impactos da Tecnologia nas Relações Humanas – Perspectivas a partir de Black Mirror. Ao todo, são três encontros que partem de questões levantadas em episódios da série de Charlie Brooker e debatem sobre mudanças nos comportamentos e relacionamentos humanos em consequência do rápido desenvolvimento das tecnologias computacionais.

Em todos os debates, o mediador é o psicanalista Christian Dunker. Os convidados são o médico patologista Paulo Saldiva, a geneticista Mayana Zatz, o biblioteconomista e historiador Marcos Galindo, Jeferson J. Arenzon, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Sílvio Meira, co-fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. – e pesquisador na área de Engenharia de Software.

Black Mirror ilustra questões atuais de forma direta e potente”, observa Marcos Cuzziol, gerente do Núcleo de Inovação do Itaú Cultural. “Os episódios escolhidos, debatidos por convidados de diversas áreas de conhecimento, podem nos ajudar a pensar de forma diferente a atual cultura digital e seus impactos sobre o comportamento humano”, complementa.

Episódios e debates

A primeira quarta-feira, dia 15, é especial e a programação tem início às 17h, com uma visita à exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico, guiada pela artista visual Rejane Cantoni e por Marcos Cuzziol, que assinam, respectivamente, a pesquisa e a concepção da mostra. Rejane é, também, criadora de QUANTUM, uma das obras em exposição, desenvolvida com pesquisa de Cuzziol e produção da equipe Itaú Cultural.

Os participantes da visita garantem, assim, um ingresso para a programação, que começa às 19h com a exibição de San Junipero, episódio 4 da terceira temporada da série veiculada na Netflix. Nele, uma jovem tímida e uma garota extrovertida se conhecem no ano de 1987, em uma cidade litorânea, e formam uma conexão que parece transcender tempo e espaço. Às 20h, começa um debate que reflete sobre a trama, reunindo Paulo Saldiva e Rejane.

No dia 22, The Entire Story of You (Toda a sua história), episódio 3 da temporada de estreia, conduz a programação, que tem como convidados Mayana Zatz e Marcos Galindo. A história se passa em um futuro no qual todos têm aceso a um implante de memória, que grava tudo o que os seres humanos fazem, veem e ouvem.

O último encontro, no dia 28, tem como ponto de partida a exibição de Playtest (Versão de Testes), episódio 2 da terceira temporada, no qual um viajante americano se inscreve para testar um novo sistema de jogo revolucionário, mas descobre que as emoções são mais reais do que imaginava. Esse limiar entre os universos virtuais e físicos é debatido, na sequência, por Jeferson J. Arenzon e Sílvio Meira.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 15 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)

17h     

Visita monitorada à exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico, com Marcos Cuzziol e Rejane Cantoni.

Vagas: 40 (os participantes já garantem um convite para o encontro)

19h

Exibição de San Junipero (episódio 4, temporada 3)

20h

Debate com Paulo Saldiva, médico patologista, e Rejane Cantoni, artista visual. Provocação do psicanalista Christian Dunker.

 

DIA 22 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)

19h

Exibição de The Entire Story of You (Toda a sua história – episódio 3, temporada 1)

20h

Debate com Mayana Zatz, geneticista, e Marcos Galindo, biblioteconomista e historiador. Provocação do psicanalista Christian Dunker.

 

DIA 29 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)

19h

Exibição de Playtest (Versão de Testes – episódio 2, temporada 3)

20h

Debate com Jeferson J. Arenzon, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e Sílvio Meira, co-fundador do C.E.S.A.R. – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e pesquisador na área de Engenharia de Software. Provocação do psicanalista Christian Dunker.

Compartilhar: