Guilherme Gafi | Galeria Aura

É o primeiro solo na galeria do artista natural de Santo André que vem realizando projetos individuais em países como Portugal e China.

Em Acidente de Trabalho, Guilherme Gafi explora situações de re/corte a partir de uma visualidade operária, em sentido tão literal quanto poético. Partes são extraídas, figuras se despregam de seus fundos, janelas pictóricas são sobrepostas, materiais são constantemente colocados em cheque.

Guilherme Gafi (Santo André, 1986) possui uma produção que desde muito cedo vem se interessando pelas intervenções urbanas, partindo de uma pesquisa que busca conectar os agentes e as circunstâncias que atuam sobre a paisagem. É a partir destas landscapes que o trabalho começa a atuar de maneira a se relacionar com o entorno identificando e questionando o sujeito a partir da apreensão de ações triviais sobre a cidade principalmente em relação a sua estrutura concreta de sustentação.

O artista parte de diversos procedimentos para questionar a objetificação do ser em relação ao espaço e também como forma de embaralhar as esferas íntima e pública na busca de um sentido existencial. Sua obra vem se desdobrando em suportes diversos na intenção de criar panoramas complexos e por vezes fragmentados a partir de procedimentos simples e objetivos, nos quais as noções de identidade e comunidade vão sendo discutidas. Tomando posse de materiais comuns à construção civil, o artista os ressignifica estruturalmente na intenção de questionar sua natureza e condição, criando proporções discursivas extremamente delicadas, porém potentes e acessíveis

Compartilhar: