Gokula Stoffel | Pivô

Gokula Stoffel é a convidada para a primeira edição do programa Hello.Again em 2018, com a exposição “Para-sol” e desenvolve, desde março, seu projeto dentro da residência do Pivô. O espaço ocupado na recepção da instituição é um local de transição entre a rua e o interior e funciona também com uma área expositiva para abrigar projetos de artistas em início de carreira.

A produção de Gokula investiga os desdobramentos possíveis do “pictórico” em objetos e no espaço. Sua inquietação com a função da imagem na atualidade se evidencia em suas pinturas que, em realidade, vão para além da “pintura”: ela aplica técnicas dessa mídia em materiais industriais remanescentes, pedaços de vidro e tipos de tecidos variados, a fim de criar colagens espaciais fragmentadas que se assemelham com o movimento de scroll das telas digitais.

Por meio da formulação de um novo ponto de interesse nesse espaço, ao criar uma espécie perversa de “olhar tátil”, Stoffel procura quebrar o aspecto duro e asséptico da arquitetura moderna. Mas esse local completamente texturizado, de múltiplas camadas e acolhedor é, de certa forma, inalcançável; há sempre uma tela, uma chapa de vidro ou uma barreira que separa a imagem do visitante.

As intervenções de Gokula levam sua pesquisa sobre imagens mais adiante, por incluir agora, em sua lógica pictórica particular, a arquitetura e a circulação de pessoas no centro de São Paulo.

Compartilhar: