Games and Toys

O Escritório de Arte Ana Beatriz Britto em parceria com o Studio 512 organiza exposição de Walton Hoffman , com curadoria de Mario Gioia. A exposição marca o fim de um período sabático de Hoffmann, que retorna com objetos feitos em acrílico e que têm como característica constante em suas obras a exploração da poesia e de elementos lúdicos – que, neste caso, podem ser percebidas em menções visuais de jogos e brincadeiras infantis em suas mais diferentes formas. Os mesmos elementos, que também compõem o campo de investigação do artista para outras criações, resultam em objetos que se assemelham a quebra-cabeças e a bloquinhos de Lego, realizados muitas vezes com formas desproporcionais.

Entre as obras selecionadas para “Games and Toys” estão seus prédios espelhados, que retratam o crescimento desgovernado das cidades, em que há pouca ou nenhuma preocupação com uma uniformidade urbanística e que, mesmo assim, exagera no uso de detalhes arquitetônicos. A casa própria, sonho para muitos, é representada como se fosse um quebra-cabeças e expõe, assim, a fragilidade moderna. Peças como essas exemplificam as surpresas e o tom de ironia que Hoffmann impõe a suas obras. “Nada é, na realidade, o que parece. O improvável acontece, as armadilhas se evidenciam”, afirma o artista.

O material escolhido por Hoffmann para suas obras, o acrílico, permite vislumbrar o interior de algumas peças e deixa à mostra as entranhas da criação. O artista constrói seu próprio universo, com mapas, prédios, aviões, espaços para jogos, alimentos (energéticos), animais de estimação etc.

Para a realização desses trabalhos, Hoffmann resgatou a herança cultural de sua família, das histórias que o pai, viajante, contava e dos momentos de diversão com os avós, islandeses e suecos, quando faziam, sob a luz de velas, projeções das próprias mãos nas paredes. Já para elaborar a exposição no Gabiente D Imagem, Hoffmann utilizou versões aperfeiçoadas de suas obras, realizadas no passado e as quais ele encara como uma evolução de seu próprio trabalho.

Compartilhar: